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Página inicial > Especialização em Educação Infantil
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Apresentação

O Curso de Pós-graduação lato sensu em Educação Infantil é uma proposição de um grupo de docentes integrantes de três cursos existentes no Câmpus de Tocantinópolis, que busca atender as demandas institucionais dispostas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFT, no Plano de expansão do Câmpus de Tocantinópolis, e ampliar a oferta de formação e qualificação de profissionais da educação da região do Bico do Papagaio.

Estudos realizados por Locatelli (2018) e o Relatório de Monitoramento do Plano Municipal de Educação de Tocantinópolis (TOCANTINÓPOLIS, 2018) evidenciaram uma carência de formação específica para a Educação Infantil no município e na região, expressa principalmente nas falas dos profissionais que atuam na área. Outro dado que merece destaque e que evidencia a importância deste curso de especialização é que dos sete cursos de pós-graduação lato sensu ofertados pelo Câmpus de Tocantinópolis, desde 2006 até o presente momento, nenhum teve como foco a Educação Infantil, reforçando assim a necessidade de estudos mais específicos para essa etapa da educação básica. Destarte, tais informações fomentam o desejo de que a oferta deste curso contribua para a melhoria da Educação Infantil no município sede e região circunvizinha, contribuindo para o reconhecimento das crianças como sujeitos de direitos, produtoras de cultura e protagonistas dos seus processos de socialização. Do mesmo modo, a Especialização em Educação Infantil contribui para a valorização da escola como lócus privilegiado para a formação social e cultural do ser humano e do professor mediador, como peça-chave nesse contexto.

Destacamos ainda a possibilidade de empreender estudos e pesquisas na área da educação pública na região norte do Tocantins, instrumentalizando educadores e agentes públicos sobre os diversos aspectos que envolvem a política, o financiamento, a gestão, a formação, o trabalho docente e os fundamentos da Educação Infantil, das infâncias e das políticas curriculares, expressas, principalmente na Base Nacional Comum Curricular - BNCC.

 

Objetivos

Objetivos geral

  • Promover formação continuada de professores, técnicos, gestores e agentes públicos, atuantes no campo da Educação Infantil do Tocantins, em nível lato sensu, para a atuação com crianças de 0 a 5 anos de idade, proporcionando o aprofundamento de estudos e a produção de conhecimentos nessa modalidade de ensino.

 

Objetivos específicos

  • Discutir, com base nas experiências dos/as professores/as, as práticas pedagógicas desenvolvidas com a Educação Infantil, em permanente diálogo com os documentos orientadores, a profissionalidade docente, as concepções de infância e com a dinâmica curricular que atravessa essa etapa da Educação Básica;
  • Contribuir com a consolidação da pós-graduação lato sensu no Câmpus de Tocantinópolis e fortalecer a produção de conhecimentos sobre a Educação Infantil, bem como proporcionar maior integração da UFT com a educação básica da região;
  • Analisar o panorama da Educação Infantil no Brasil, na região do Bico do Papagaio, prospectando   as relações colaborativas entre a universidade e a educação básica, com foco na formação continuada de professores e na produção de conhecimentos no âmbito da Educação Infantil na região.
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