Descobrindo Tesouros Culturais em Porto Nacional
Alunos do 7º ano do Colégio Uperimm conhecem pontos turísticos de Porto Nacional por meio do Projeto Roteiro Geo-Turístico da UFT
Na última terça-feira (23), os corredores do Centro Histórico de Porto Nacional ganharam vida com os passos curiosos de cerca de 40 alunos do 7º ano do Colégio Uperimm, de Palmas-TO. Os jovens participaram de um passeio através das páginas da história da cidade, guiados pelo Projeto Roteiro Geo-Turístico da Universidade Federal do Tocantins (UFT).
Clara Andrade compartilhou que gostou muito, principalmente da história referente ao compromisso e dedicação do trabalho dos bispos para com a igreja Nossa Senhora das Mercês e do significado e arquitetura do Seminário São José.
Já Davi Oliveira Tavares destacou a beleza arquitetônica da igreja e se encantou com as revelações do Núcleo Tocantinense de Arqueologia. Ao aprender sobre a planta imortal negramina e explorar os mistérios do museu, Davi concluiu que aquele passeio não era apenas uma aula, mas sim uma oportunidade de reflexão e descoberta.
Ao lado dos alunos, as professoras Natália dos Reis Fernandes e Simone Maia testemunharam o despertar do conhecimento em cada esquina do Centro Histórico. Para elas, a Aula Cultural foi mais do que uma simples visita; foi uma experiência que uniu teoria e prática, enriquecendo o aprendizado de todos.
E como toda boa aventura merece uma celebração, ao término da jornada, a professora inspirada compôs uma poesia dedicada à experiência única vivenciada:
Existem aulas culturais
Que professores e alunos precisam experimentar.
Conhecer o Centro Histórico de Porto Nacional
Para aprender e compartilhar.
O programa Roteiro Geo-Turístico não apenas revela os tesouros culturais da cidade, mas também promove a inclusão sociocultural e patrimonial. Desde sua transformação em um programa de extensão, em março de 2023, o projeto tem alcançado um número cada vez maior de participantes, ampliando suas ações de educação patrimonial.
O mesmo conta com a liderança da geógrafa Rosane Balsan e do coordenador adjunto César Bressanin. O Roteiro Geo-Turístico continua a ser uma ponte entre o passado e o presente, enriquecendo mentes jovens e promovendo a preservação da história e do patrimônio local. Em cada passo dado, em cada história compartilhada, os alunos do Colégio Uperimm e de tantas outras escolas descobrem que o conhecimento é o verdadeiro tesouro que transcende o tempo.
Para saber mais acompanhe as ações do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional divulgadas no Portal da UFT e nas redes sociais oficiais do programa no Instagram, Facebook e YouTube.
Redes Sociais