Programa da UFT é destacado na premiação do Educador Transformador
O Programa de Ação Afirmativa nos cursos de graduação ofertados no Sistema Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal do Tocantins foi um dos destaques na premiação do Educador Transformador. A solenidade de premiação ocorreu no Palácio Araguaia, em Palmas, na noite da ultima terça-feira (02) e o programa da UFT ficou em segundo lugar, na categoria Ensino Superior.
O professor Adriano Castorino, que é coordenador do Programa de Ação Afirmativa da UAB (UAB/AF) e docente na Equipe Multidisciplinar, foi quem recebeu a premiação pela UFT.
Ele destaca que o prêmio é uma forma de reconhecimento pelo trabalho de inclusão. "O programa de ação afirmativa na UAB é uma proposta de incluir estudantes indígenas e quilombolas que não teriam condições de acessar os cursos, mesmo sendo na modalidade de Ensino a Distância (EaD). A inclusão deste público nos cursos da EaD representa também uma forma da UFT se aproximar destas comunidades", enfatizou Castorino.
O Programa, coordenado por Castorino, foi criado em 2018 e objetiva expandir o acesso à educação superior para grupos sub-representados no contexto universitário, a saber, indígenas e quilombolas. O objetivo final é promover diversidade e inclusão na educação superior. A Coordenação de Ações Afirmativas da UFT é responsável pela implementação e monitoramento dessas ações, que visam contribuir para o desenvolvimento de programas, projetos e pesquisas voltados para o fortalecimento das ações afirmativas dentro da instituição.
Redes Sociais