Curso de Pedagogia em Palmas interrompe a disciplinarização do currículo
“Peguei essa disciplina, preciso pegar oito disciplinas para concluir”. Comentários como esse, comuns entre os acadêmicos dos cursos de graduação, acabaram na Pedagogia da UFT com o novo PPC. Agora o Projeto Pedagógico do Curso está organizado por Eixos Curriculares e Núcleos de Estudos, que começou em 2023 a sua implementação. Neste semestre, os alunos foram enturmados conforme os oito Eixos Curriculares do curso com três a cinco professores responsáveis para trabalhar de forma articulada as Temáticas em Sequencias Didáticas.
Para o professor Damião Rocha, o curso de Pedagogia é um laboratório vivo de formação de professores, tem uma área de estudos curriculares, tem professores do campo do currículo, o que contribuiu para a discussão e avaliação de seu PPC que fez a mudança do currículo também impulsionado pela avaliação do INEP. Durante o último quadriênio o Colegiado e o seu NDE discutiram o curso e aprovaram no Consepe um novo PPC, em 2022. Ele diz que um currículo integrado melhora a docência dos professores, a discência dos alunos, reduz o tempo de formação dos alunos, além de trabalhar de acordo com o Enade/INEP e com conteúdos das áreas de conhecimentos e aprofundamento de estudos atuais. Esse modelo de currículo acaba com a disciplinarização fragmentada do conhecimento, organizado por disciplinas isoladas, porque promove a articulação horizontal no semestre e vertical entre o tempo de integralização do curso por meio da interdisciplinaridade.
Para a professora Kátia Cristina Brito, coordenadora do curso, durante os últimos anos, o Colegiado e o NDE têm feito um trabalho importante ao organizar o curso para a Avaliação in Loco, para o seu recredenciamento, o que foi decisivo para a nota máximo do curso e para mudar o seu PPC.
O professor Eduardo Cezari, pró-Reitor de Graduação, reconhece o trabalho que os professores, a coordenação e o NDE têm implementado e afirma que essa mudança de currículo trouxe mudanças importantes na Prograd, nos sistemas acadêmicos se adequando à nova realidade de integração curricular dos cursos de graduação. Espera que outros cursos também avancem na melhoria de seus PPC’s e que a Prograd além de incentivar a mudança de currículos está à disposição com os seus técnicos para apoiar os cursos da UFT.
O Curso de Pedagogia é um dos primeiros cursos da UFT de 2003, no Câmpus de Palmas, possui 25 professores efetivos, todos doutores e com DE, tem mais de 400 egressos e 355 alunos em curso. Conforme as pesquisas, a Pedagogia tem uma alta taxa de empregabilidade no Brasil, considerando que cerca de 90% dos formados estão empregados na área. A atuação do/a pedagogo/a é para o exercício da docência na Educação Infantil; nos anos iniciais do Ensino Fundamental; nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal; em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar; em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. Além de, por meio de estudos teórico-práticos, investigação e reflexão crítica, propicia o planejamento, execução e avaliação de atividades educativas; a aplicação ao campo da educação, de contribuições, entre outras, de conhecimentos como o filosófico, o histórico, o antropológico, o ambiental-ecológico, o psicológico, o linguístico, o sociológico, o político, o econômico, o cultural; a compreensão, o cuidado e a educação de crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social; o fortalecimento e desenvolvimento das aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental.
Redes Sociais