Proest divulga edital do Programa de Indicadores Sociais (PISO)
A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proest), divulgou o Edital do Programa de Indicadores Sociais (PISO). O programa é um indicador socioeconômico usado para indicar o grau de vulnerabilidade do estudante e caracterizá-lo como público-alvo dos programas de assistência estudantil.
De acordo com edital, somente estudantes com vulnerabilidade socioeconômica comprovada e vigente no PISO podem participar dos programas de assistência estudantil. A análise socioeconômica feita pelo PISO tem validade de 36 meses. Para efetuar as inscrições, os estudantes devem acessar o Sistema Cubo, preencher os formulários relacionados ao estudo socioeconômico e anexar toda a documentação exigida para a análise dos indicadores sociais.
As inscrições devem ser feitas online, até às 23h55 do dia 29 de dezembro, por meio do link https://sistemas.uft.edu.br/cubo/admin/login. O login e senha são os mesmos usados para acesso ao Portal do Aluno.
Importante
Antes de solicitar a inscrição no PISO, o estudante deve seguir as orientações do Cadastro Unificado de Bolsas e Auxílios (CUBO), sistema em que os alunos dos cursos de graduação devem se cadastrar para concorrer aos editais de auxílios e programas da UFT, como o auxílio moradia, alimentação e apoio pedagógico. Acesse o manual de uso do CUBO aqui.
Também há um tutorial de como solicitar o estudo socioeconômico no PISO aqui. Depois de estar cadastrado no CUBO, ter feito a análise socioeconômica no PISO, basta acompanhar os editais de auxílios disponíveis. E não se esqueça, ao acessar o site do CUBO aparecerá, já na primeira tela, quais os editais que estão abertos no momento. Após ler o edital de interesse do candidato, o aluno ou aluna deverá clicar em “solicitar inscrição”. Feito isso, aparecerá o status da sua solicitação na aba “minhas inscrições” e, a partir daí, a sua solicitação é enviada para análise.
O edital na íntegra, contendo cronograma, tutoriais e demais informações sobre o PISO, pode ser obtido aqui.
Redes Sociais