UFT participa de evento sobre idiomas e internacionalização promovido pela Andifes
Nesta quarta-feira (29), ocorreu em Natal (RN) a abertura do evento da Rede Andifes - Idiomas sem Fronteiras (IsF), que visa discutir e fortalecer as articulações institucionais das Universidades Federais, acerca do ensino de línguas estrangeiras, desafios de internacionalização, proficiência, cursos de extensão e outras atividades relacionadas à temática.
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está presente em todo o evento, que segue até esta sexta-feira (01), representada pela coordenadora de Internacionalização (Relinter), Adila Maria e a Coordenadora do Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (CECLLA), Daniella Corcioli.
O evento teve como público-alvo docentes de línguas estrangeiras dos sete idiomas que compõem a Rede Andifes IsF (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, japonês e português), além de professores IsF e representantes de Relações Internacionais de instituições de educação superior de todas as regiões do país.
“Observar as práticas utilizadas em outras universidades que, às vezes, têm a política de internacionalização consolidada e, também, verificar as políticas nacionais que estão sendo apresentadas aqui, nos ajuda a formatar e implementar uma política linguística de idiomas estrangeiros dentro da UFT”, comenta Adila Maria. “Então, estar em eventos como esses, enriquece o planejamento a curto, médio e longo prazo, ao nos proporcionar uma visão mais ampla de toda a política linguística que vem sendo desenvolvida através do programa Idiomas sem Fronteiras (ISF), capitaneado pela rede Andifes”, explica.
Nesse sentido, ao adotar estratégias eficazes de internacionalização, as universidades fortalecem suas relações internacionais e fomentam a diversidade linguística, cultural e acadêmica, oferecendo oportunidades enriquecedoras tanto para estudantes quanto para professores. Este é um movimento que contribui, significativamente, para elevar a qualidade educacional, além de desenvolver habilidades globais fundamentais em um mundo crescentemente interconectado.
De acordo com a coordenadora do Ceclla, Daniella Corcioli, a importância de levar a UFT a eventos como esse reside, principalmente, na troca de ideias e experiências entre colegas de outras universidades do país. “Estamos tendo contato com vários outros modelos e várias outras formas de se integrar, de se fazer parcerias, inclusive na questão dos recursos em relação aos bolsistas e, também, na questão de como as turmas podem ser implementadas em diferentes níveis, com diferentes modalidades, usando os cursos que são do ISF, da rede nacional e da oferta coletiva”, pontua.
O Programa IsF foi criado em dezembro de 2012, pela Portaria MEC n. 1.466/2012, como Programa Inglês sem Fronteiras (IsF - Inglês). A partir de 2014, ele passou a ser mais abrangente, com oferta de outros idiomas além do inglês. Atualmente, existem 55 instituições credenciadas, 281 especialistas e 7 idiomas ofertados no formato on-line, de modo síncrono.
Redes Sociais