Extensão nas Mídias: Conheça o Mapeamento e identificação de espécies florestais
O projeto de extensão “Mapeamento e identificação de espécies florestais como instrumento de interpretação e sensibilização ambiental” visa identificar e mapear a distribuição geográfica das principais espécies florestais presentes no Câmpus da UFT, Porto Nacional. Para isso, as espécies estão sendo coletadas em percurso feito ao longo da trilha pré-existente, através do caminho principal do Câmpus, pelo método caminhamento.
Segundo a coordenadora da ação, Priscila Bezerra de Souza, “a identificação e o mapeamento das espécies florestais da UFT é de extrema importância para o conhecimento e aprendizagem da sociedade interna e externa sobre a flora local, pois disponibilizará informações detalhadas sobre as espécies vegetais. A partir disso, é possível conscientizar a comunidade sobre a importância da biodiversidade e da conservação dos ecossistemas”.
A ação já identificou e mapeou, até o presente momento, 66 indivíduos, 12 famílias e 27 espécies florestais. Dentre as famílias identificadas e mapeadas, as que apresentaram maior número de espécies foram Fabaceae, com 8 espécies. “O Câmpus da UFT de Porto Nacional possui uma riqueza de espécies aparentemente elevada. Essas informações poderão ser usadas para estudos sobre a distribuição das espécies, suas interações ecológicas e as mudanças ao longo do tempo", explica a coordenadora.
O projeto visa atingir cerca de 3 mil beneficiários internos e externos. Além da coordenadora, integram a equipe a bolsista pibex, Rozilene Aparecida e os demais participantes, Mac David da Silva, Maria Luiza de Freitas, Marcia Cristina Barreto, Rodney Haulien Oliveira, Davi Borges das Chagas, Celine Mascarenhas, entre outros.
Para mais informações sobre o projeto e atividades desenvolvidas, acompanhe o instagram @sef.uft.
Extensão nas Mídias
A Campanha "Extensão nas Mídias" tem o objetivo de divulgar e dar visibilidade às atividades extensionistas que estão sendo desenvolvidas para a comunidade no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), no ano de 2023, e foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).
Redes Sociais