Projeto Cecane promove Encontro Regional dos Conselhos da Alimentação Escolar da Região Norte
Nos dias 18 e 19 de outubro, no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, o Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/UFT), em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), promove o Encontro Regional dos Conselhos da Alimentação Escolar da Região Norte. O evento tem como objetivo proporcionar um espaço de diálogo e troca de experiências a fim de fortalecer a atuação dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs) na região e a melhoria da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
A pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários da UFT, Maria Santana Milhomem, ressalta a importância do projeto de extensão Cecane na formação e capacitação dos conselheiros dos CAEs. “O Cecane promove capacitação para as escolas, fazem visitas, assessoram os municípios na alimentação escolar e na segurança alimentar (...) é um trabalho belíssimo realizado pelo curso de Nutrição da UFT. Nesse encontro, nós temos pessoas de todos os locais da região norte. É um momento de troca, vão trazer experiências de pessoas que já fazem esse trabalho de controle social, mas também de experiências da própria alimentação escolar em si”, frisa.
Como parte da programação do encontro, quatro representantes do FNDE apresentaram as diretrizes e resoluções que norteiam o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para os conselheiros presentes.
A presidente do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de Ponte Alta do Tocantins, Dailene Tavares, participa pela primeira vez de um evento sobre alimentação escolar. “Como presidente do CAE, para mim é muito importante um momento como esse, porque a gente precisa aprimorar mais sobre a alimentação escolar do município, estar mais por dentro das atuações, de como funciona e agregar novas informações que muitas vezes não chegam até nosso município”.
Cecane - TO
O projeto de extensão da UFT Cecane – TO atua desde o ano de 2016. De acordo com informações da subcoordenadora do Cecane e professora do Curso de Nutrição da UFT, Caroline Roberta, em sete anos de existência, o projeto já atendeu 124 municípios do Tocantins. “Portanto, oitenta e nove por cento dos municípios tocantinenses já foram assessorados e monitorados. No entanto, o cecane, além do produto que se refere à assessoria e monitoramento, ele também executa outros produtos como a formação para conselheiros da alimentação escolar e a formação para agricultores familiares”, explica.
Redes Sociais