EdUFT lança ebook sobre a importância dos cuidados paliativos
A Editora da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT), acaba de lançar a obra intitulada "Cuidados Paliativos prestados pela equipe de Enfermagem", que chega com o objetivo de lançar luz sobre um tema de extrema relevância na área da saúde: os cuidados paliativos. O livro reúne um grupo de profissionais e pesquisadores dedicados a abordar as complexidades dos cuidados paliativos, especialmente em pacientes com câncer.
A publicação, que traz a colaboração das enfermeiras Cleidiane dos Santos Silva e Luzineide Silva Figueredo, e dos professores da UFT Ruhena Kelber Abrão Ferreira e Rhavenna Thais Silva Oliveira, aborda o campo dos Cuidados Paliativos, uma área da saúde que desafia as fronteiras do conhecimento e da compaixão. Os autores confirmam que, apesar dos avanços no tratamento do câncer, esta doença ainda impõe altas taxas de morbimortalidade. Portanto, torna-se imperativo fornecer uma assistência de enfermagem humanizada e individualizada para pacientes em cuidados paliativos.
A obra também destaca a contribuição significativa da professora Euzamar Santana, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e pesquisadora no campo dos cuidados paliativos. A professora Santana escreveu o prefácio do livro, enriquecendo-o com sua expertise e experiência. Embora esta obra não tenha parceria com outras instituições ou grupos de pesquisa, ela surge em um contexto global de necessidade crescente de cuidados paliativos.
Para Rhavenna Thais Silva Oliveira, a publicação da livro é bastante importante para que a discissão sobre o tema avance dentro da Universidade. “De acordo com a Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA, 2020), a necessidade de cuidados paliativos nunca foi tão grande e está aumentando rapidamente devido ao envelhecimento da população mundial e aumento do câncer e outras doenças não transmissíveis. Estima-se que até 2060 a necessidade para os cuidados paliativos no final da vida deverá duplicar, fazendo-se extremamente necessário discutir este tema dentro da comunidade acadêmica.”
A obra pode ser acessada gratuitamente aqui.
Redes Sociais