Câmpus de Arraias realiza Encontro de Saberes
Na última semana, o Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu o segundo módulo do programa Encontro de Saberes. Sediado pelo Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o projeto busca levar para a Universidade grandes mestres do saber tradicional, para compartilharem suas experiências e ensinamentos.
O momento proporcionou rodas de conversa, oficinas de construção de instrumentos de corda (bandurra) e produção de tijolos de adobe. As atividades contaram com a participação da professora anfitriã, Valdirene Gomes,o mestre da Comunidade Quilombola Kalunga Mimoso, Seu Roxão, e o aprendiz de mestre, Esmael.
Para a coordenadora do programa, Solange Nascimento, “as relações intergeracionais são de extrema importância para o fortalecimento dos saberes e fazeres que compõem o legado histórico e cultural das comunidades tradicionais, além da relevância de processos formativos que valorizem outros saberes, que não o eurocêntrico na academia ", explica.
Participaram das atividades os discentes e docentes dos cursos de Turismo, Pedagogia, Direito e integrantes do “Programa Conviver”, projeto da Prefeitura Municipal de Arraias que tem como objetivo contribuir para o envelhecimento saudável dos idosos.
A roda de súcia com os participantes encerrou as atividades do encontro no Câmpus.
Redes Sociais