Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional completa nove anos
O Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional comemora, neste sábado, 03 de junho, seu aniversário de 9 anos. O programa da Universidade Federal do Tocantins, vinculado ao Núcleo de Estudos Urbanos e da Cidades tem como proposta a inclusão sociocultural e patrimonial.
Há quase uma década, o programa promove ações envolvendo, principalmente, a comunidade escolar e acadêmica com aulas-passeio no Centro Histórico de Porto Nacional, que incluem visitas a ruas e edificações históricas, Catedral Nossa Senhora da Mercês, Seminário São José, Museu Municipal e ao Câmpus da UFT, com direito a roda de conversa sobre a História da Educação na cidade.
Apenas entre janeiro e maio de 2023, cerca de 230 participantes foram contemplados pelas aulas-passeio. Esse público é, majoritariamente, de estudantes de Porto Nacional, de municípios circunvizinhos e de outros estados da Região Norte.
Transformações
Desde março de 2023, o Roteiro Geo-Turístico passou a ser um programa de extensão. Segundo a professora Rosane Balsan, coordenadora da iniciativa, essa mudança implica em especial na dimensão que o Roteiro pode ter. "Transformar o projeto em um programa de extensão foi algo pensado para abranger uma série de atividades. Sendo um programa de extensão, temos uma maior amplitude, com mais pesquisadores e professores com seus respectivos subprojetos e objetivos. É um avanço na atração e consolidação de mais pesquisadores no Roteiro Geo-Turístico'', explica Balsan.
César Bressanin, coordenador adjunto do programa, reconhece como positiva o aumento no número de envolvidos no Roteiro Geo-Turístico, pois proporcionou uma ampliação e intensificação de suas ações de educação patrimonial, que aliam conhecimentos históricos, arquitetônicos, culturais e geográficos sobre a trajetória da cidade de Porto Nacional.
Outro importante marco dentro do programa ocorreu em 2021, com a criação do folder em Escrita de Sinais para as aulas-passeio por meio de uma parceria com o curso de Letras-Libras do Câmpus de Porto Nacional. O material foi desenvolvido pela professora Gabriela Otaviani e pelo bolsista Paulo César Ferreira Guimarães com o intuito de trazer inclusão e acessibilidade para a comunidade surda.
Experiências
Fábio Moreira Barbosa é estudante e servidor no Câmpus de Porto Nacional conta que o Roteiro é aprendizagem pura. ''São muitas as vivências ao compartilhar conhecimento, pois a geografia nos permite entender os processos de formação do nosso lugar, este espaço geográfico que o Brasil ainda não conhece bem, que foi Sertões e hoje é a Capital da Cultura do meio norte Brasileiro. A cada roteiro aprendemos um pouco mais e contribuímos no aprendizado de muitos estudantes'', comenta.
O estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFT, Eduardo do Vale, lembra que o Roteiro fez parte da construção de sua formação acadêmica desde 2018, quando ainda estava na graduação. A experiência no programa ampliou sua visão sobre a rica história de Porto Nacional e tornou-o mais sensível à necessidade de manter o patrimônio histórico vivo para as gerações futuras.
Publicações
O artigo Projeto Roteiro Geo-Turístico em Porto Nacional (TO): percepção e interpretação do lugar foi publicado na revista Cultur, da Universidade Estadual de Santa Cruz, em abril de 2023. No artigo, a professora Rosane Balsan e Laíres da Silva Ribeiro abordam temas relacionados à educação patrimonial e ao turismo pedagógico.
Em 2020, foi publicado pela Eduft o livro Roteiro Geo-Turístico em Porto Nacional: reflexões de ensino, pesquisa e extensão. A obra reúne textos elaborados por professores, pesquisadores e estudantes que participaram do programa e refletem sobre ele. O livro está disponível na íntegra no Repositório Institucional da UFT.
Saiba mais
As ações do Roteiro Geo-Turístico de Porto Nacional são divulgadas no Portal da UFT e nas redes sociais oficiais do programa no Instagram, Facebook e YouTube.
Redes Sociais