Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos seleciona novos membros
O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) da Universidade Federal do Tocantins está com vagas abertas para novos membros. Os pesquisadores escolhidos para compor o CEP desempenharão um papel importante para a pesquisa no estado e no país.
“Com o crescimento do número de projetos de pesquisa submetidos ao CEP, estamos num momento de acolher novos membros que possam colaborar”, anuncia o professor Marcelo Gonzales, coordenador do comitê, que é formado por docentes da UFT, UFNT e Unitins, além de um técnico-administrativo da UFT.
Ele explica ainda que o trabalho de um membro do CEP atualmente é quase todo on-line e consiste em analisar projetos de pesquisa e demais documentos anexados à Plataforma Brasil, portal do Ministério da Saúde que concentra o registro de todos os projetos realizados com seres humanos no país.
Para ser membro do CEP é necessário:
- Ser servidor efetivo da UFT ou UFNT;
- Ser docente em qualquer instituição de ensino superior credenciada ao MEC;
- Ter experiência em pesquisa;
- Manifestar interesse e ser indicado pelo Colegiado ao qual faz parte.
O professor Marcelo Gonzales, coordenador do comitê, lembra que as vagas são preenchidas de forma a manter a equidade das áreas de atuação e de gênero. Sendo assim, nem todos que se manifestarem poderão ser nomeados imediatamente, mas permanecerão no cadastro.
Embora a legislação seja clara em vetar qualquer gratificação financeira a membros dos CEP's, as instituições têm procurado meios de recompensar o trabalho. Na UFT, a participação no Comitê de Ética conta pontos para a progressão na carreira docente.
Para mais informações, basta entrar em contato com o comitê por meio do e-mail (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.) ou pelo telefone (63) 3229-4023, que também funciona como WhatsApp institucional.
Sobre o CEP
O órgão é composto por pesquisadores experientes e tem a função de analisar os projetos de pesquisa desenvolvidos pela UFT e que envolvam a participação de seres humanos. O objetivo é avaliar, do ponto de vista da ética, se os participantes convidados à pesquisa estão tendo os seus direitos resguardados. No último ano, foram mais de 350 pareceres emitidos pelo CEP/UFT.
Os CEPs integram um sistema nacional denominado Sistema CEP/CONEP (Comissão Nacional de Saúde), subordinados ao Ministério da Saúde. É de lá que surgem as normativas e resoluções que regulamentam a ética em pesquisa no Brasil e que regem os trabalhos de todos os CEPs.
Redes Sociais