Acadêmicos de Engenharia Civil da UFT realizam levantamento cadastral da área da futura sede da Polícia Federal
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins, realizou, ainda no ano passado, o levantamento cadastral da área onde será construída a futura sede da Polícia Federal, em Palmas.
As atividades práticas de campo foram coordenadas pela professora Roberta Oliveira, do curso de Engenharia Civil do Câmpus de Palmas, e envolveu os acadêmicos das disciplinas de Topografia I e II. Na ação, os estudantes desenvolveram um levantamento planialtimétrico com reconhecimento da área de interesse para a construção da futura sede da PF.
Após a visita, a Superintendência Regional da Polícia Federal doou equipamentos de medições submétricas que visam apoiar e atender as atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental: um par de GPS e uma Estação Total Topcon.
Coordenador do curso de Engenharia Civil, Marcus Vinícius Souza e a professora Roberta Oliveira, ao lado dos equipamentos doados.
A calibragem dos equipamentos será requisitada pela Coordenação do curso, uma vez que os aparelhos nunca foram utilizados. "Em termos de tecnologia, a Estação Total é das melhores. Os GPS são os únicos aparelhos que precisam de uma atualização, para que possam atingir uma precisão milimétrica", explica a professora.
"Meu objetivo, como professora, é que meus alunos tenham contato com esse maquinário, saibam da existência desse tipo de tecnologia e compreendam as formas de utilização, para que saiam preparados para o mercado de trabalho", ressalta Roberta Oliveira. Assim, segundo a docente, o propósito é ficar menos tempo em sala de aula e passar mais tempo em atividades de campo.
Redes Sociais