Professor do colegiado de Filosofia da UFT defende tese na Universidade do Porto, em Portugal
A defesa é realizada para obtenção de título de doutor em Filosofia
Nesta última terça-feira, 24/01, o professor do colegiado do curso de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marco Aurélio Cardoso, defendeu, junto à Universidade do Porto, na Faculdade de Letras da instituição portuguesa, a tese “Razão de Estado, Democracia de Emergência e Segurança na guerra contra o terrorismo”.
A tese que tem como foco principal “a problemática que envolve o estado democrático de direito face à democracia de emergência nos dias atuais”, foi realizada sob a orientação do professor doutor José Francisco Meirinhos, da Universidade do Porto e a co-orientação do professor doutor Alessandro Arienzo, da Universidade de Napoli Frederico II, da Itália.
“O estado democrático de direito apresenta duas facetas: de um lado, constitui-se no órgão responsável por garantir a manutenção da segurança nacional juntamente com a promoção da paz e, por outro lado, torna-se uma ameaça direta às liberdades civis quando essa mesma segurança estatal é ameaçada por grupos terroristas ou indivíduos”, explica Marco Aurélio Cardoso, autor da tese.
Conforme o professor da UFT, discutir sobre os conceitos de segurança, paz e liberdades civis “é dialogar sobre a complexidade de modificação jurídica constitucional por parte de determinado governo para enfrentar um momento de crise”.
A defesa ocorreu na Universidade do Porto, Faculdade de Letras, em 24 de janeiro de 2023 (Sala de Reuniões 1), às 10h no horário de Portugal.
Redes Sociais