Curso de Psicologia promove diálogo com alunos do ensino médio sobre ações afirmativas
''Para sonhar mais alto que drones: acesso e permanência no ensino superior'' foi o tema das rodas de conversa realizadas pelo curso de Psicologia do Câmpus de Miracema, com estudantes do ensino médio, nos dias 30 de setembro e 18 de novembro. O objetivo foi discutir o acesso e permanência no ensino superior no contexto das políticas afirmativas.
A dimensão do sonho como projeto de vida foi ponto de partida para discutir questões como as trajetórias de escolarização na educação básica, a escolha de curso/profissão no início da juventude e os sentidos do ingresso na universidade, no cenário brasileiro marcado por desigualdades sociais.
Até o momento, foram realizados diálogos em duas escolas públicas de Miracema e quatro rodas de conversa durante a Feira das Profissões da UFT. Essa iniciativa surgiu a partir do projeto de extensão ''Rotatórias Psi'', do curso de Psicologia, coordenado pela professora Daniele Vasco Santos e com a participação dos discentes extensionistas Ana Caroline Alves, Antonia Beatriz Carvalho, Andressa Sharbatah, José Bryan Gomes e da bolsista Sibelle Couto.
Projeto
O Podcast Rotatórias Psi foi criado em 2020 e está na quinta temporada. O último episódio ''Transgredindo o silêncio: as Ligas Acadêmicas e o protagonismo das mulheres nas universidades brasileiras'' debate sobre a presença feminina no espaço universitário.
Redes Sociais