Professora do Curso de Teatro da UFT apresenta espetáculo nesta quarta-feira (23), em Gurupi
Nesta quarta-feira, 23 de novembro, a professora Renata Ferreira, do curso de Licenciatura em Teatro da UFT, apresenta o espetáculo “Engenho de histórias de dona Passa'', no Auditório Cultural Mauro Cunha, em Gurupi. A apresentação, que começa às 20h, marca o encerramento da Mostra Cultural Aldeia Jiquitaia, organizada pelo Sesc Tocantins. A peça tem duração de 45 minutos, classificação livre e a entrada é gratuita.
Fruto de uma pesquisa de inspiração etnográfica no litoral de Santa Catarina, o espetáculo, que estreou em 2001, revela uma uma senhora benzedeira e contadora de causos a partir de um intenso trabalho de mimeses corpórea-vocal. Toda apresentação gira em torno de contação de histórias, onde a atriz revela a construção da personagem em cena. Nesse sentido, o público é convidado a interagir com um universo de histórias de bruxas, lobisomens, namoro e casamento, ao mesmo tempo que é convidado a brincar com versinhos, cantigas e adivinhações.
A professora Renata Ferreira, que é responsável pela direção, dramaturgia e atuação no espetáculo, destaca a importância da comunidade participar dos números artísticos oferecidos pela Mostra: “É um evento super legal, a Aldeia Jiquitaia, que já tem uma tradição aqui no nosso Estado e esse evento está sempre congregando artistas locais e artistas também de fora, oficinas, experiências. Então, é uma iniciativa muito legal que a gente tem que participar, prestigiar e aproveitar a oportunidade”.
Renata também convida toda a comunidade acadêmica e a população de Gurupi para conhecerem um pouquinho mais sobre a dona Passa: “Eu gostaria muito de convidar as pessoas para conhecerem essa senhora, a dona Passa, que com certeza ela vai tocar nas memórias e no coração de todos que forem participar. Tenho certeza que todos vão lembrar um pouco da sua ancestralidade. Então fica aí o meu convite”.
Desde sua estreia, o espetáculo conta com mais de 400 apresentações em diferentes formatos, com apresentações em teatros, escolas e espaços culturais. Na apresentação desta quarta-feira, a peça terá a supervisão de direção de Viviane Pereira, egressa do curso de Teatro da UFT.
Redes Sociais