Reitoria concede Certificado de Mérito Universitário a servidor inventor
José Inácio dos Santos Neto doou cinco leitores decodificadores que serão utilizados nos restaurantes universitários
Na manhã desta quinta-feira (27), no gabinete da Reitoria, o servidor José Inácio dos Santos Neto, de 56 anos, que é diretor do Acompanhamento dos Programas de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proest) fez a doação de cinco leitores e decodificadores decimais por proximidade, de sua invenção, para uso nos restaurantes universitários (RUs) da Universidade Federal do Tocantins, e foi homenageado com o Certificado de Mérito Universitário, o primeiro do gênero para ações de inovação na UFT.
A honraria foi entregue pelo reitor da UFT, professor Luís Eduardo Bovolato, em cerimônia simbólica com a presença do pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Kherlley Caxias, e o chefe de gabinete da Reitoria, Emerson Denicolli.
O leitor, que é patenteado por Santos Neto, foi idealizado, elaborado e desenvolvido pelo servidor, é denominado Ciara, e terá a função de controle de acesso e pagamento das refeições nos RUs. Os dispositivos para uso nos restaurantes serão interligados aos sistemas da Assistência Estudantil por meio de programas também desenvolvidos pelo servidor.
Rapidez e eliminação de erros
Inácio, como é mais conhecido na instituição, é administrador, mas tem formação também em Gestão da Tecnologia da Informação (Universidade Paulista), experiência na área de Robótica, Mecatrônica e Automação, com ênfase em Gestão da Tecnologia da Informação. Em entrevista ao Portal da UFT, o servidor frisou que as principais vantagens que o leitores Ciara conferirão aos restaurantes universitários da UFT serão a rapidez e a eliminação de erros na liberação de acesso. "Como os leitores estão interligados aos sistemas da Assistência Estudantil - Cubo e Piso - 80% do processo pode ser eito de forma automatizada, eliminando eventuais erros", disse. Ele explicou ainda que além de otimizar o processo, poderão ser eliminadas as catracas de acesso utilizadas atualmente. Inácio frisou ainda que trabalha na implementação de melhorias nos sistemas, que possibilitarão, por exemplo, a checagem de documentação de beneficiários da Assistência Estudantil.
O reitor da UFT, Luís Bovolato, ao entregar o Certificado de Mérito Universitário, destacou a proatividade do servidor. "É um exemplo de servidor, não só do ponto de vista da dedicação, da assiduidade, mas também da solução para desafios colocados em nosso dia a dia, não só com seus conhecimentos gerenciais, mas também com seu know-how técnico". O reitor destacou que o Certificado é uma forma de reconhecer a inovação, valorizando o potencial de servidores que atuam em prol da melhoria dos fluxos e processos da Universidade, além de servir de estímulo a que outros servidores também busquem apresentar inovações no âmbito da instituição.
O pró-reitor de Assistência Estudantil, professor Kherlley Caxias, também destacou a atuação do servidor, frisando que ele sempre traz proposições em torno da solução dos problemas encontrados, buscando implementar ações de forma rápida e eficaz. Para o pró-reitor, o diferencial das ações pode ser conferido na forma como ele trabalha, e tem, com isso, auxiliado para o crescimento da Universidade.
O certificado
A honraria concedida pelo Certificado de Mérito Universitário, tem o objetivo de homenagear representantes da comunidade universitária, por merecimento e por prestação de serviços relevantes que contribuam com o desenvolvimento da instituição e/ou à causa da educação, servindo de exemplo para a comunidade universitária e para a sociedade. O título é outorgado por meio de diploma assinado pelo Reitor e pelo homenageado, sendo registrado na Universidade como forma de reconhecimento pelo destaque no exercício de seu ofício, fazendo a diferença ao desempenhar suas atividades.
Confira, abaixo, outras imagens da solenidade de entrega do Certificado ao servidor:
Redes Sociais