Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário turismo de base comunitária é realizado em Arraias
Início do conteúdo da página
Arraias

Seminário turismo de base comunitária é realizado em Arraias

Escrito por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Lunes, 10 Octubre 2022 11:03 | Última actualización: Martes, 25 Octubre 2022 10:56

O Seminário Comunidades Tradicionais: tecendo redes e caminhos para o turismo de base comunitária aliado à gestão territorial e ambiental ocorrerá entre os dias 12 a 14 de outubro de 2022, no Câmpus da UFT professor Dr. Sérgio Jacinto Leonor, em Arraias – TO.

O evento é realizado pela Associação Remanescente de Quilombo Kalunga do Mimoso Arraias – Paranã/TO – AKMT, o curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental da UFT e o Instituto Sociedade, População e Natureza – ISPN.

Para Valdirene de Jesus – Coordenadora Geral do Projeto Uso sustentável do Patrimônio Cultural e Natural da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso-Arraias/Paranã-TO e o Turismo de Base Comunitária. “O seminário é uma oportunidade de imersão numa rede de vivências de TBC fecunda para pensarmos alternativas viáveis que essas populações estão implementando para o turismo sustentável, diante de toda crise climática, para todos os rincões do Brasil. O seminário é a oportunidade de projetarmos para o Tocantins, via atores sociais, Universidade, sociedade, o município, o estado  planejar o turismo a partir de um diálogo em rede referendado pelas experiências exitosas de TBC como  possibilidade efetiva do turismo nos territórios”. 

Origem do Seminário

O Projeto Uso sustentável do Patrimônio Cultural e Natural da Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso-Arraias/Paranã-TO e o Turismo de Base Comunitária, projetou a ação de intercâmbio dos moradores da comunidade como forma de promover a aproximação deles com experiências exitosas de TBC.

Desta proposta nasceu o Seminário Comunidades Tradicionais: tecendo redes e caminhos para o turismo de base comunitária aliado à gestão territorial e ambiental, tem como objetivo promover diálogos entre atores sociais que desenvolvem experiências exitosas de TBC no Brasil. Pensar como essas experiências exitosas em TBC a partir da relação de domínio da comunidade sobre a propriedade e a gestão das atividades turísticas, sobre a organização comunitária, sobre a democratização de oportunidades e repartição de benéficos, sobre a integração econômica, sobre a interculturalidade, a qualidade ambiental e a gestão territorial, conforme Fabrino, Nascimento e Costa (2015).

A AKMT, o Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental/UFT - Câmpus Arraias, o ISPN e parcerias, trouxe para Arraias atores sociais das distintas regiões do Brasil: Região sudeste – Comunidade Quilombola do Campinho (Paraty-RJ), Quilombo de Ivaporunduva (Vale do Ribeira-SP), Instituto Rosa e Sertão (Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu-MG), Região Centro-Oeste: Comunidade Quilombola Kalunga de Goiás/GO, Naturatur/MS, Conaq/GO, Região Nordeste: Rede Tucum (Caetano de Cima/CE), Região Norte: Serras Guerreiras de Tapuruguara/AM, Povo Haliti-Paresi/MT, Pesca Esportiva do Rio Marié (Rio Negro-AM), ATIX Xingu/MT, Apronop Nobres/MT, AIK-Xingu/MT, OPAN/MT, Opiaká/OPAN/MT, AHIAHU-Xingu/ISA/MT, Krahô/TO, Comunidade Quilombola do Prata (São Félix do Tocantins/TO), Comunidade Quilombola Mumbuca (Materiros/TO), Associação Karajá/TO, Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra (Arraias/TO), Onça D’Água/TO e os anfitriões Comunidade Quilombola Kalunga do Mimoso Arraias/Paranã-TO, para dialogar sobre TBC.

registrado em:
Fim do conteúdo da página