Estudantes de jornalismo da UFT visitam as redações do Grupo Jaime Câmara
Atividade faz parte da disciplina de Introdução ao Jornalismo
Ver de perto um pouco da rotina de jornalistas da cidade. Esse foi o principal objetivo da visita técnica de estudantes do primeiro período do curso de Jornalismo da UFT ao Grupo Jaime Câmara, afiliada do Grupo Globo no Tocantins. A atividade, realizada nesta segunda-feira (5), fez parte da disciplina de Introdução ao Jornalismo. Na ocasião, a turma conversou com jornalistas e estagiários de cada um dos veículos, acompanhando a prática jornalística desde o processo de apuração até a veiculação dos materiais. Os alunos ainda ficaram responsáveis por noticiar a visita, trabalho que pode ser acessado aqui.
O professor Marco Túlio Câmara destaca que a intenção da visita é aproximar os estudantes da prática, para fomentar o interesse e amor pelo curso. “Acredito que ter esse contato logo no primeiro período é ótimo para despertar o interesse pelo jornalismo e suas possíveis atuações de mercado”, conta. O Grupo Jaime Câmara é responsável pela TV Anhanguera, G1, Rádio CBN e os jornais Jornal Daqui e Jornal do Tocantins.
O apresentador do Jornal da Anhanguera 1ª edição, Thiago Rogeh (esq. foto), foi um dos jornalistas anfitriões, mostrando o processo de produção do Jornal. Os alunos puderam acompanhar as gravações das chamadas e conhecer o estúdio de gravação dos jornais da emissora. “É importante ter esse contato logo no início do curso, em que a gente está descobrindo tudo o que o jornalismo pode oferecer. Foi muito divertido compartilhar um pouco do que a gente faz todo dia pra levar informação no JA 1ª edição e eu espero que dessa turma possa sair bons jornalistas”, comenta Rogeh.
Esse primeiro contato com a prática, acompanhando outros profissionais, serviu de estímulo para a turma. O estudante Bento Gabriel de Sá Sousa considera como positiva a visita técnica: “Conhecer profissionais da área e até mesmo ver uma máquina de jornal impresso foi incrível! Desde o início do curso, eu tenho me identificado muito com ele e essa visita me fez ter certeza de que quero continuar no jornalismo”, avalia.
Paixão esta que estava não só nos olhos e depoimentos dos estudantes, mas também dos profissionais. O repórter Rafael Ishibashi ressaltou a importância de se envolver e gostar do que faz, para seguir na profissão. “Apaixonem-se! É por amor à profissão que a gente segue fazendo nosso trabalho e levando notícia à população”, comenta o jornalista.
Redes Sociais