Curso de Pedagogia realiza aula inaugural com recepção dos calouros do semestre de 2022/2
O Curso de Pedagogia, do Câmpus da UFT em Palmas, realizou no último dia 10 de agosto, a Aula Inaugural de abertura do semestre de 2022/2. O evento tinha como principal objetivo promover o reencontro de estudantes e professores e recepcionar os calouros que iniciaram o curso no semestre de 2022/2; e os estudantes que ingressaram na graduação no período de ensino remoto, fortalecendo os vínculos dos alunos ingressantes com os veteranos.
A atividade foi organizada e realizada pela equipe do Programa de Inovação Pedagógica (PIP) do Curso de Pedagogia, que é formada pelas monitoras Liviah Souza, Maria da Paz, Talita Santos e Vanessa Bezerra, alunas do curso e também pelos alunos Edivaldo Neto e Amanda Jhully, do curso de Medicina. A tutora do projeto é a aluna da pós-graduação Nayane Moia. A equipe conta ainda com a colaboração das professoras Zaíra Oliveira e Dilsilene Maria, sob a direção da professora Kátia Cristina.
Durante a aula inaugural foi realizado um roteiro com a apresentação dos professores e colaboradores do curso de Pedagogia, além dos programas e projetos vinculados ao Colegiado. O encontro também destinou um momento para a apresentação da Coordenação de Estágio e Assistência Estudantil (Coest) para os estudantes. Professores que já passaram pelo Curso de Pedagogia, como por exemplo as professoras Isabel Auler e Ivonete Maciel e os professores Luiz Antônio Damas e José Ramiro Lamadrid também foram lembrados na ocasião.
A professora Kátia Cristina, que coordenou o evento, ressaltou a importância da realização da aula inaugural e da volta das atividades 100% presenciais: “O evento é de suma importância para reafirmar e valorizar a universidade pública. Além disso, retomar o Curso presencialmente demonstra o sentido e o significado da formação e educação das pessoas no contexto atual. O isolamento social, o uso das tecnologias trouxe ensinamentos, mas nada supera a relação interpessoal e o contato diário com nossos estudantes, trazendo vida ao Câmpus de Palmas”.
Para Nayane Moia, tutora do PIP, o evento foi uma oportunidade de mostrar aos alunos que estão chegando ao curso, a importância da Universidade e um pouco de tudo que ela oferece: “Em resumo, a importância do evento foi de fortalecer a educação pública de maneira presencial, vivenciando experiências com outras pessoas depois desse longo período de isolamento e aulas remotas. Essa primeira aula do semestre também mostrou a importância de uma formação inicial entrelaçada entre pesquisa, ensino e extensão”.
Redes Sociais