Livro sobre mudanças climáticas será lançado nesta sexta-feira, na Agrotins
Embrapa e UFT são parceiras na publicação, que analisa os impactos das mudanças do clima para a agricultura tocantinense
A Editora da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lançará, na Agrotins 2022 , o livro “Agricultura e Mudanças do Clima no Estado do Tocantins: Vulnerabilidades, Projeções e Desenvolvimento”. Organizado pelos professores Erich Collicchio e Humberto Ribeiro da Rocha, a obra conta com a participação de 12 pesquisadores e analistas da Embrapa. O lançamento ocorrerá na próxima sexta-feira (13), às 15h, no Pavilhão da Agrotecnologia.
Segundo Collicchio, o livro tem o objetivo de contribuir como um instrumento divulgação técnica-científica apontando os efeitos potenciais das mudanças climáticas na agricultura do estado do Tocantins, a fim de alertar a sociedade, produtores, empresas e planejadores de políticas públicas. “Não como uma visão de pessimismo ou de alarmismo, mas de precaução e chamamento à consciência da relevância da conservação e preservação do meio ambiente, e especialmente da produção sustentável”, destaca.
Para Daniel Fragoso, pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) e um dos autores do livro, a obra é importante por abordar um tema atual e desafiante que é a produção agrícola com sustentabilidade no contexto de mudanças climáticas para alimentar uma população em escala crescente. “O livro é resultado da colaboração de renomados pesquisadores com larga experiência e resultados de pesquisas nas suas respectivas áreas de atuação e conhecimento”, afirma ele, que assina o capítulo “Expansão da agricultura no Tocantins”, ao lado do professor da UFT, Expedito Alves Cardoso.
“Faço um relato histórico da expansão da agricultura no Tocantins, apontando os principais caminhos para a região garantir o aumento da produção agrícola. Esses caminhos incluem investimentos em ciência e tecnologia, aumento da produtividade, intensificação dos atuais sistemas de produção e a agregação de valor à produção”, descreve Fragoso, salientando que devem ser considerados, ainda, os aspectos ambientais, sociais e econômicos – fundamentos da sustentabilidade.
A Embrapa participa na elaboração de capítulos de todas as quatro partes que dividem as 438 páginas do livro: “Uso da terra, potencialidades e produção agrícola no estado do Tocantins”; “Mudanças climáticas e cenários futuros”; “Agricultura e cenários de mudanças do clima no Tocantins: projeções de médio e longo prazo” e “Mudanças do clima: riscos, vulnerabilidades, adaptação, mitigação, ações internacionais e desenvolvimento”.
Entre os autores da Embrapa Pesca e Aquicultura, estão os analistas Balbino Antônio Evangelista, Cláudio França Barbosa, Pedro Alcântara, além dos pesquisadores Jones Simon, Ernandes Barboza Belchior e Daniel Fragoso. Também participam da publicação autores da Embrapa Digital, Embrapa Soja, Embrapa Cerrados e Embrapa Sede.
Redes Sociais