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Seminário

Curso de História da UFT promove o I Seminário TCC, Pibic e Pivic

Escrito por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Viernes, 29 Abril 2022 10:26 | Última actualización: Viernes, 29 Abril 2022 10:26

O Curso de História da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Porto Nacional,  promove entre os dias 24 e 26 de maio, nos períodos matutino e noturno, o I Seminário TCC, PIBIC e PIVIC. O evento tem como principal objetivo, compartilhar as temáticas e o andamento das pesquisas  que estão sendo realizadas pelos alunos do curso de História, tanto em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), como em pesquisas vinculadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC) e ao Programa Institucional de Iniciação Científica Voluntária (PIVIC).

A Comissão organizadora do evento, que é composta pelos professores do curso História, Benvinda Barros Dourado, Vasni de Almeida e Vítor Hugo Oliveira, juntamente com os acadêmicos Nilson Rosa  e Marta Maria Vieira, ressalta que por se tratar do primeiro seminário com essa temática, a apresentação de pesquisas é voltada exclusivamente para os alunos do curso de História. No entanto, a comunidade acadêmica em geral e a comunidade externa podem participar na modalidade ouvinte e realizar questionamentos sobre os trabalhos que serão apresentados. 

O professor Vítor Hugo Oliveira frisa que o Primeiro Seminário TCC, Pibic e Pivic visa aprimorar o compartilhamento de conhecimentos científicos, entre a própria comunidade acadêmica, e com a  comunidade externa. O professor destaca, ainda, que o evento é fonte de uma série de benefícios para os alunos: “Essa é uma oportunidade para que os nossos alunos já desenvolvam a sua capacidade de comunicação formal de apresentar os resultados, ainda que parciais, de uma pesquisa em História, submeter seu trabalho ao escrutínio público e às perguntas que vêm da sociedade, muitas vezes as perguntas básicas, que dão estrutura para o texto. E, ao mesmo tempo, é uma forma de fazer com que o aluno amadureça sua forma de ver o mundo, a sua forma de se colocar no mundo e que sua pesquisa participe do debate da sociedade”. 

O evento contará também com a intermediação da professora Regina Célia Padovan, do Colegiado do curso de História da UFT, e a participação especial do professor Robson Gomes Filho, da Universidade Estadual do Goiás (UEG). A professora Regina Célia, que também coordenará a mesa de abertura do evento, destaca que a exposição dos trabalhos dos alunos no seminário é uma experiência muito válida para o aperfeiçoamento das pesquisas que serão apresentadas: “Nosso objetivo é fazer com que os alunos se sintam motivados para participar e expor o resultado das pesquisas que estão em andamento e ao mesmo tempo, submeter a um debate público, junto aos demais professores do curso, aos demais alunos do curso e a própria comunidade em geral interessada, a ouvir e, de certa maneira, fazer suas perguntas e suas questões”.  

O professor Vítor Hugo reforça  que a adesão dos alunos ao seminário é fundamental para o desenvolvimento dos mesmos enquanto pesquisadores e atende a um dos três pilares da Universidade Pública, que é a pesquisa: “A apresentação, não apenas às bancas finas, mas essas apresentações que vão se dando em eventos, em congressos e em simpósios durante o curso, servem para ir amadurecendo, para que aquelas perguntas que um dia vão ser feitas lá na banca, possam ser respondidas já anteriormente ou possam ser pelo menos pensadas anteriormente, para que possam ser respondidas de maneira amadurecida no momento da banca. E assim os alunos já ficam melhor preparados”.         

O evento será realizado de forma totalmente online e transmitido pelo canal oficial do You Tube do Câmpus de Porto Nacional. Para os interessados em apresentar suas pesquisas no seminário, o período de inscrição de trabalhos foi prorrogado. Agora, os alunos do curso de História podem realizar as inscrições até o  próximo dia 08 de maio, via formulário online. Já os interessados em participar como ouvintes, precisam apenas assinar a lista de presença do evento para obter a certificação. 

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