Curso de Psicologia da UFT promove evento de extensão online sobre controle social no Sus e a luta antimanicomial
O Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) promove, a partir do dia 03 de maio, o curso de extensão online “Controle social no Sus e a luta antimanicomial''. O curso é fruto de uma parceria do colegiado de Psicologia da UFT com o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Higienismo e Eugenia (GEPHE/UEM), Universidade Federal do Acre e Residência Multiprofissional de Saúde Mental de Apucarana -PR. É destinado aos acadêmicos e profissionais da rede pública de Saúde do Tocantins, Acre e Paraná.
O objetivo do curso é de colaborar para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, controle, participação social e luta antimanicomial, principalmente em 2022, ano em que ocorrerão as Conferências de Saúde Mental, sendo que a Conferência Nacional de Saúde Mental está prevista para novembro de 2022.
Os organizadores do evento destacam que a realização do curso é extremamente relevante, pois atualmente a sociedade enfrenta um período histórico de retrocessos e falta de investimento financeiro nas políticas públicas de forma geral. Eles destacam ainda que, a pandemia do Covid -19 deflagrou a importância do SUS para a população, mesmo com todos os seus limites.
Vale lembrar que o dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Essa luta é parte de um processo histórico de defesa aos Direitos Humanos e busca da cidadania de pessoas em sofrimento psíquico. A luta vai contra o modelo institucionalizado de atenção e defende o cuidado com a saúde mental em liberdade.
As inscrições para o curso já estão abertas e podem ser realizadas até às 12h do dia 02 de maio. O link para a participação no evento será enviado para o e-mail de cada participante, informado no ato da inscrição. Os interessados em participar podem efetuar a inscrição através deste link.
Redes Sociais