Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus de Porto Nacional recebe os primeiros fósseis vegetais repatriados
Início do conteúdo da página
Pesquisa

Câmpus de Porto Nacional recebe os primeiros fósseis vegetais repatriados

Escrito por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Martes, 12 Abril 2022 15:07 | Última actualización: Martes, 12 Abril 2022 15:49

O Câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu, na manhã desta terça-feira (12), mais de 800kg de fósseis vegetais. O material está sendo repatriado para o Estado do Tocantins após recuperação, pela polícia, de mais de 80 toneladas furtadas e contrabandeadas.

De acordo com a diretora do Câmpus de Porto Nacional, Etiene Fabbrin, a UFT ainda buscará na Agência Nacional de Mineração mais 1 tonelada desses fósseis, que serão destinados aos estudos e pesquisas de paleontologia brasileira. “É um momento histórico essa retomada, depois de retirada indevida desse patrimônio natural do Tocantins. É um material de grande valor científico e evidência histórica, e o Câmpus de Porto Nacional contará com parte desse acervo”, explica.

Além do Câmpus de Porto Nacional, o Câmpus de Araguaína da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Naturatins receberam a outra parte do material.


Entenda o caso
Durante mais de uma década (1997 a 2008), uma empresa de mineração extraiu e exportou ilegalmente cerca de 100 toneladas de material fossilizado da região do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins (Monaf) - área na Amazônia Legal, inserida na categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral (Lei Estadual nº 1.179/2000). O material contrabandeado teria sido vendido ilegalmente para cientistas alemães, que publicaram estudos na revista científica Review of Paleobotany and Palynology. Na Alemanha, o comércio de fósseis é legal e os pesquisadores teriam comprado as peças de contrabandistas brasileiros.

Após investigações concluídas pela Polícia Federal, foi ajuizada uma Ação Civil Pública e uma Ação Penal, ambas propostas pelo Ministério Público Federal, perante a 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Tocantins. Participaram de forma importante nesse processo a Curadoria de Paleontologia do Museu de Ciências da Terra, do DNPM, e a Sociedade Brasileira de Paleontologia.

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Home
Fim do conteúdo da página