Programas de Educação da UFT se reúnem para debater discurso anticiência em Aula Magna
Os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE e PPPGE) da Universidade Federal do Tocantins, o Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), que reúne instituições de ensino superior de toda a região Norte, e o curso de Pedagogia da UFT convidam a comunidade acadêmica para a abertura do semestre 2022/1. A Aula Magna ocorrerá nesta sexta-feira, 8 de abril, às 10h.
Ministrada pelo professor doutor Antônio Carlos Maciel, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), e com a participação de diversas autoridades acadêmicas, entre elas os reitores da UFT e do Instituto Federal do Tocantins, o tema da palestra será: ''A universidade e o cientista em tempos de negacionismo e de anti-intelectualismo''. Na ocasião, também ocorrerá o ingresso de alunos na pós-graduação da UFT, resultante do convênio celebrado entre a instituição e o IFTO.
Damião Rocha, professor da UFT e um dos organizadores do evento, destaca a importância da temática na atualidade, visto que ''estamos vivendo um culto à ignorância, ao anticonhecimento científico, uma onda contra o intelectual, a ciência, o cientista e pesquisador, que tem tentado nos levar ao obscurantismo, ao irracionalismo e à estupidez''. Para ele, é função e dever da universidade discutir esse movimento que existe contra a ciência.
A transmissão ao vivo do evento será pelo canal oficial da Universidade Federal do Tocantins no YouTube.
Redes Sociais