Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da UFNT promove o III SIELL
O Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGL), da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), promoverá entre os dias 16,17 e 18 de maio de 2022, o III Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários (SIELL), que é vinculado ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad). O evento é fruto de uma parceria entre a UFNT e mais duas universidades públicas, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Esta terceira edição do SIELL terá como tema os 50 anos da Guerrilha do Araguaia, confronto entre militantes do PCdoB contrários à ditadura civil-militar instaurada pelo golpe 1964, e os militares protagonistas do regime ditatorial. Tendo como base esta data emblemática, o SIELL deste ano reunirá pesquisadores de diferentes áreas de atuação no campo das Letras para contribuir com o exercício de reflexão sobre a história recente do país, levando em consideração o compromisso com os ideais democráticos e a luta pela memória.
A programação do evento será composta pela solenidade de abertura, uma apresentação cultural, cinco mesas-redondas e a conferência de encerramento. Além disso, farão parte do evento os seguintes simpósios temáticos:
- Leituras literárias da ditadura civil-militar brasileira
A proposta deste simpósio é reunir comunicações que dialoguem com diferentes perspectivas de estudos, que envolvam as diferentes interfaces da literatura com a história e a memória no contexto da ditadura civil-militar brasileira (1964-1985). Ele é organizado pelo professor César Alessandro Sagrillo Figueiredo (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.) e pelo professor Moisés Pereira da Silva, (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.), ambos da UFNT.
- Análise de discurso e violência
A proposta deste simpósio temático é discutir a temática da violência sobre a perspectiva discursiva, de maneira a pôr em foco diferentes corpora, que permitam pensar como a violência possui vários modos de constituição, de formulação e de circulação nas sociedades. O simpósio em questão é organizado pela professora Nilsa Brito Ribeiro (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.) da UNIFESSPA, pela professora Janete Silva dos Santos (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.), da UFNT e pelo professor João de Deus Leite (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.),também da UFNT.
- Quantos Araguaias? Quantas Treblinkas? - Testemunhos, rememoração e resistências
Este simpósio visa acolher trabalhos que apresentem pesquisas sobre representação da violência e sobre obras de teor testemunhal (literárias ou visuais) que versem sobre a Guerrilha ocorrida na região do Bico do Papagaio, mas também sobre outros eventos históricos semelhantes. Esta proposta dá preferências para pesquisas envolvendo autores e obras do Norte/Amazônia brasileira, embora isto não seja uma restrição. Este simpósio é organizado pelo professor Abilio Pachêco de Souza (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.) do Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESSPA e pelos doutorandos da UFPA Airton Souza de Oliveira e Iran de Souza.
- Memórias das ditaduras latino-americanas: exílio, literatura e política
A proposta deste simpósio busca reunir comunicações que proponham pensar as forças da memória e o deslocamento do exílio, a partir da leitura de trabalhos literários, críticos, artísticos, cujo elemento potencializador é o período ditatorial latino-americano. Ele é organizado por Nilcéia Valdati (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.) da UNICENTRO e por Kelly Pacheco da UEPG.
- Vozes à margem: mulheres e indígenas na ditadura
Este simpósio propõe-se a recuperar a produção literária e em outras linguagens de autoria de mulheres e de indígenas que permitam reconhecer o engajamento e as lutas desses segmentos no contexto dos anos de chumbo da ditadura. Ele é organizado por Ana Lúcia Tettamanzy (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.) e Cinara Antunes Ferreira (Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.) ambas da UFRGS.
A inscrição para participar do evento como ouvinte pode ser feita até o dia 14 de maio, através do preenchimento de formulário online. Já os interessados em apresentar trabalhos nos simpósios temáticos devem submeter, por e-mail, um resumo de 150 a 200 palavras do conteúdo a ser apresentado, aos respectivos organizadores dos simpósios.
Redes Sociais