UFT recebe doação da Receita Federal para o Programa Universidade da Maturidade
A Universidade Federal do Tocantins recebeu, na última terça-feira (21), 14 aparelhos celulares doados pela Receita Federal. A doação foi direcionada aos idosos da Universidade da Maturidade (UMA), para a realização do Programa de Inclusão Digital para Idosos.
Luiz Sinesio Silva Neto, vice-coordenador da UMA, explicou que os aparelhos serão utilizados para treinar o desenvolvimento de habilidades de inclusão digital dos idosos, por meio de oficinas ministradas nos polos do programa a partir de fevereiro de 2022. A intenção é melhorar e criar habilidades dos participantes em programas utilizados em seu dia a dia como o Whatsapp, Uber, You Tube, entre outros.
Sinesio comentou ainda, que nas pesquisas realizadas pelo programa, eles perceberam que a pandemia criou a infoexclusão dos idoso, constatando a necessidade de realizar ações efetivas e práticas para melhorar as habilidades deste público no uso e manuseio desses instrumentos de inclusão digital, que são os celulares. “Em estudos anteriores da UMA foi possível observar que quando o idoso é treinado para melhorar suas habilidades nas ferramentas digitais, há uma melhora significativa de qualidade de vida dos mesmos”, garante o vice-coordenador do Programa.
O Programa de Inclusão Digital para Idosos visa ainda, por meio da tecnologia, unir as gerações, uma vez que as pesquisas mostram que crianças e adolescentes convivem melhor com seus avós no ambiente domiciliar quando os usos da tecnologias oportunizam os diálogos entre as gerações.
Conheça mais sobre a Universidade da Maturidade clicando aqui.
Redes Sociais