Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UMA implanta polos de educação voltados para idosos indígenas em Tocantínia
Início do conteúdo da página
EXTENSÃO

UMA implanta polos de educação voltados para idosos indígenas em Tocantínia

Escrito por Fábio Almeida (Assessoria UMA) e Samuel Lima | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Martes, 16 Noviembre 2021 17:47 | Última actualización: Martes, 16 Noviembre 2021 17:49

 Alunos da UMA indígena, implantada no município de Tocantínia (Foto: Divulgação)Alunos da UMA indígena, implantada no município de Tocantínia (Foto: Divulgação)

De forma inédita, o Programa de Extensão Universidade da Maturidade (UMA), da Universidade Federal do Tocantins, implantou polos de educação voltado para idosos indígenas no município de Tocantínia, que fica a 97 quilômetros da Capital, Palmas. O lançamento do polo ocorreu no último dia 29 de outubro, no auditório do Colégio Batista da cidade, cuja maioria da população (60%) é composta de comunidades indígenas da etnia Xerente. A implantação do polo da UMA contou com a parceria municipal, por meio da secretaria de Educação (Semed).

De acordo com as informações do município, foram implantados três polos. Um na Aldeia Salto, que funcionará na Escola Municipal Educação Indígena Simsari, da zona rural; nas instalações da Escola Municipal Antônio Benvindo Souza da Luz, no povoada Agua Fria 2; e na zona urbana, na Escola Municipal de Tempo integral Antonio Benvindo. As aulas da UMA irão acontecer, de forma presencial e bilíngue (Português e Xerente), todas as quintas-feiras, no período da tarde.

Para o secretário de Educação de Tocantínia, André Goveia, a implantação da Universidade da Maturidade no município é uma importante alternativa para as pessoas idosas da comunidade xerente. “A Universidade da Maturidade, em Tocantínia, é um espaço de convivência social de aquisição de novos conhecimentos voltados para o envelhecer sadio e digno para o povo Xerente, sobretudo, na tomada de consciência da importância de participação do idoso na sociedade enquanto sujeito histórico”, afirmou o secretário.

O professor Armando Sõpre, mestre em Educação, e a professora Siléia Monteiro, especialista em Educação em Novas Tecnologias, são os coordenadores da UMA em Tocantínia. "A UMA de Tocantiínia, a UMA indígena, é um polo que nasce de umprocesso inovador, porque a ciência entra de joelhos para conhecer a riqueza da cultura dos anciãos, os nossos ancestrais, os donos dessa terra. Assim, então, começa com um aprender em um canal de aprender intergeracional, e começa com muito respeito, encantador, entre todos que participam desse processo", pontuou Luiz Sinésio Neto, coordenador da UMA.

Formação pedagógica

A coordenadora da Universidade da Maturidade (UMA),  programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professora doutora Neila Osório, ministrou no dia 31 de outubro, no Colégio Municipal de Tempo Integral Antônio Benvindo da Luz, em Tocantínia, uma formação pedagógica para os profissionais que irão atuar no polo da UMA no município. De acordo com Neila, a formação teve o objetivo de orientar os futuros colaboradores sobre a política pedagógica e as diretrizes da UMA; como deve ser feito o planejamento das aulas, além de orientá-los sobre o trabalho com o público idoso e neste polo em especial os idosos indígenas.

A servidora da Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia (Semed), Wilma Gomes, foi umas das profissionais que participou da formação e ressaltou que foi de suma importância, pois fez com que ela percebesse os idosos de outra maneira, sem os estereótipos que são impostos pela sociedade. “Tenho certeza que, além de ensinar, irei aprender muito com esse público, pois eles possuem conhecimentos que não estão nos livros, mas sim em suas vivências”, disse.

Além dos docentes, participaram da formação, indígenas e não indígenas que serão acadêmicos do polo de Tocantínia e representantes da Semed. (Com informações da Ascom da Prefeitura de Tocantínia)

registrado em:
marcador(es): Extensão,UMA,Home
Fim do conteúdo da página