Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de formação para orientadores de oficinas pedagógicas é iniciado em Imperatriz (MA)
Início do conteúdo da página
FAPTO

Curso de formação para orientadores de oficinas pedagógicas é iniciado em Imperatriz (MA)

Escrito por Marcus Elicius (Qualitopama) | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT) | Publicado: Viernes, 24 Septiembre 2021 11:30 | Última actualización: Viernes, 24 Septiembre 2021 15:26

Atividade integra as ações de fortalecimento da Saúde na Rede Topama, região interfederativa conhecida como Bico do Papagaio

Participantes do curso de extensão e equipe da Central Qualitopama em Imperatriz (Foto: Divulgação Qualitopama)Participantes do curso de extensão e equipe da Central Qualitopama em Imperatriz (Foto: Divulgação Qualitopama)A Central Qualitopama deu início ao curso de extensão de formação pedagógica de orientadores que ministrarão oficinas de educação em saúde para crianças e adolescentes na cidade de Imperatriz (MA). A capacitação foi ministrada por Luciana Patrícia e Lavina Silva, ambas mestrandas da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), nos dias 17 e 18 de setembro, na Escola Municipal Tocantins.  Participaram da abertura a professora e coordenadora de ações educativas do projeto, Denise Capuzzo (UFT), e o coordenador do departamento municipal de saúde e prevenção nas escolas de Imperatriz, Fábio Monteiro.

O curso de extensão tem por objetivo capacitar professores e profissionais de saúde que atuam em escolas públicas para o desenvolvimento e aplicação de projetos em educação e saúde. Cada um será responsável por ofertar oficinas para os estudantes de seu município, observando as normas e orientações recebidas nas aulas teóricas e com condições de biossegurança, levando em consideração a pandemia causada pelo Covid-19.

Durante os dois dias, os participantes receberam informações sobre os objetivos da Central, orientações para o desenvolvimento do projeto e compartilharam suas ideias de oficinas, além de receberem kits com cartilha sobre doenças da região, camiseta, crachá, boné, caneta e bloco de notas.

Abertura do curso de extensão para orientadores das oficinas pedagógicas (Foto: Divulgação Qualitopama)Abertura do curso de extensão para orientadores das oficinas pedagógicas (Foto: Divulgação Qualitopama)

“Nós esperamos que esse projeto se efetive nas oficinas, pois cada professor se compromete a oferecê-las e desenvolvê-las com 120 crianças e adolescentes. Será algo de grande impacto, porque nós vamos chegar nas escolas com uma linguagem própria para as crianças e adolescentes. A gente acredita que a educação tenha esse grande papel na prevenção em saúde da comunidade e, por meio dessas crianças, a gente espera também atingir os pais”, comentou a professora Denise Capuzzo (UFT), coordenadora de ações em educação e saúde.

Em Imperatriz, cidade-polo da Central Qualitopama no Maranhão, foram selecionados para o curso de extensão pedagogos, professores da educação básica e profissionais da saúde, como médicos e enfermeiros, que de alguma maneira trabalham com o público que será atingido. De acordo com a instrutora Lavina Silva (UFNT), “pelo currículo deles e pela motivação que tiverem em participar do edital, nas suas falas no momento das apresentações, ficou claro que eles realmente participaram do edital porque estão preocupados com a questão da responsabilidade social, o que também contempla os objetivos do programa”.

Professora da educação infantil e intérprete de libras, Joyce Mycaele é uma das participantes do curso de extensão (Foto: Divulgação Qualitopama)Professora da educação infantil e intérprete de libras, Joyce Mycaele é uma das participantes do curso de extensão (Foto: Divulgação Qualitopama)A professora da educação infantil e intérprete de libras, Joyce Mycaele, espera levar para a comunidade da zona rural, onde trabalha, os conhecimentos adquiridos e, assim, ajudar na melhoria da saúde da população. “Esse projeto é de grande relevância para trazer a saúde para dentro do contexto educacional e, assim, para comunidade. Então, partindo do que nos foi apresentado, vimos a importância da prevenção e da divulgação começando lá dentro da escola. Eu espero poder fazer um bom projeto para que eu possa atingir a minha comunidade, a minha escola e, assim, juntos podermos ter uma sociedade mais saudável e com mais acesso à saúde”, disse Joyce.

Para o coordenador do departamento municipal de saúde e prevenção nas escolas de Imperatriz (MA), Fábio Monteiro, o projeto Central Qualitopama ajuda a fortalecer uma política de intersetorialidade que vem sendo trabalhada na cidade, na qual saúde, educação e desenvolvimento social não são trabalhados isoladamente. Além disso, acredita que o impacto dessas ações desenvolvidas nas oficinas poderá ser levado a outros municípios.

“Hoje, Imperatriz, com sua rede de saúde, diretamente abarca 20 municípios, tanto do Pará quanto do Tocantins, além do próprio Maranhão. Então, aquilo que é desenvolvido aqui, com certeza será expandido para outros lugares e, por isso, que a gente se sente muito honrado, não apenas como ponto estratégico, mas também pela grande responsabilidade que temos em multiplicar isso por onde quer que a gente transite”, afirmou Monteiro.

Próximos passos

A segunda etapa do curso de extensão será realizada de forma online, quando os participantes receberão apoio dos instrutores na construção dos projetos, devendo se comprometer com o município para a realização das atividades propostas. Todos esses projetos vão compor um ebook da Central Qualitopama e os melhores também farão parte de uma cartilha impressa. Os três melhores Projetos de Intervenção Pedagógica serão contemplados com uma viagem para visitar a Fundação Fiocruz, no Rio de Janeiro.

Sobre a Central Qualitopama

Desenvolvido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em coparceria com a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), apoio da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) e chancelado pelo Ministério da Saúde (MS), a Central Qualitopama busca a regionalização da saúde e organização da Rede Topama a partir do conhecimento dos desafios no Sistema Único de Saúde (SUS) relacionados à Vigilância em Saúde, para promover melhor integração entre as ações e serviços de saúde na região. Topama, conhecido como Bico do Papagaio, é uma região de fronteira estadual na Amazônia Legal que abrange 110 municípios situados no Norte do Tocantins, Sudoeste do Maranhão e Sudeste do Pará.

 

imagens e legendas:

IMG_3571.jpg: Abertura do curso de extensão para orientadores das oficinas pedagógicas
IMG_3619.jpg: Turma do curso de extensão
IMG_3708.jpg: Participantes do curso de extensão e equipe da Central Qualitopama em Imperatriz
IMG_3698.jpg: Professora da educação infantil e intérprete de libras, Joyce Mycaele é uma das participantes do curso de extensão

 

registrado em:
marcador(es): Extensão,Home,Fapto
Fim do conteúdo da página