Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro 2021 é lançada nesta segunda-feira (16)
Início do conteúdo da página
abrangência nacional

Pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro 2021 é lançada nesta segunda-feira (16)

Escrito por Divulgação | Publicado: Lunes, 16 Agosto 2021 10:04 | Última actualización: Lunes, 16 Agosto 2021 10:43

Nujor integra Comitê Nacional da Pesquisa e acompanha aplicação na região Norte

A pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho”, coordenada pelos Programas de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) e Sociologia e Ciência Política (PPGSP) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), será lançada oficialmente, hoje, às 19 horas, por meio de uma live, que reúne algumas das entidades colaboradoras do projeto.
O Núcleo de pesquisa, Extensão e Práticas Jornalisticas (Nujor/UFT) faz parte do comitê da pesquisa e apoia na divulgação e aplicação do questionário na região Norte.

Para participar, de forma anônima, basta acessar o link: surveymonkey.com/r/perfiljornalista e responder o questionário, num tempo estimado de 10 minutos. O público-alvo são jornalistas profissionais que trabalham em três segmentos: mídia, fora da mídia e docência, em todas as regiões do país. Este é um estudo representativo da categoria, que busca compreender quem são, como trabalham e se organizam os jornalistas brasileiros.

A investigação irá atualizar e ampliar o levantamento demográfico desenvolvido em 2012, identificando a divisão por gênero, cor-raça, escolaridade, salário, função e outros estratos sociodemográficos. Também analisará as relações entre indicadores políticos (como autoidentificação ideológica e sindicalização), além de questões como formação superior e registro profissional. Serão verificadas, ainda, mudanças na profissão e os impactos nas condições de trabalho e de saúde dos/das jornalistas brasileiros/as.

O projeto envolve pesquisadores voluntários de todas as regiões brasileiras e conta com o apoio institucional de nove entidades nacionais da área: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Profissão Jornalista (APJor), Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR) e a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ). A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) também ofereceu apoio na divulgação e mobilização de respondentes ao questionário.

Live de lançamento

A live de apresentação do projeto contará com a participação das entidades que apoiam a pesquisa: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Profissão Jornalista (APJor), Associação Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) e Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). A transmissão será a partir das 19h, no Canal do Laboratório de Sociologia do Trabalho (Lastro/UFSC – bit.ly/2XqG8xw) e deve ser retransmitida pelos canais das entidades parceiras.

O debate, que discutirá a relevância desse estudo para a profissão do jornalista, terá ainda a participação do coordenador da Rede de Estudos sobre Trabalho e Identidade dos Jornalistas (RETIJ/SBPJOR), Edgard Patrício. A mediação será feita pelo coordenador geral da pesquisa, Samuel Pantoja Lima, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

registrado em:
marcador(es): Jornalismo,nujor
Fim do conteúdo da página