Rodas de conversa discutem a importância do nome social nos dias 11 e 12
Nesta quarta e quinta-feira (11 e 12 de agosto), às 19h, serão realizadas as rodas de conversa sobre o tema Construindo e vivenciando direitos: a importância do nome social.
A inscrição para o evento deve ser feita aqui.
A temática a ser abordada neste evento é o mundo LGBTQIA+, sobretudo temáticas voltadas à identidade Trans. A importância do tema surgiu através dos debates da disciplina, quando foi abordado os limites e garantias das leis de preservação individual previstas nas cláusulas pétreas da Constituição.
Assim, este evento traz a público um tema que tem se mostrado central nas discussões identitárias deste século XXI. Questões como nome social, uso de espaços públicos ou mesmo o reconhecimento de si e sobre si nos ambientes sociais, fazem parte dos objetivos que pretendemos levar ao debate neste evento, pois entendemos que este é um dos papéis da universidade: a construção de debates para ampliar o entendimento e, com isso, possibilitar uma transformação social através da educação.
Projeto
As rodas de conversa integram o Projeto do Ensino de História, Cidadania e Direitos Humanos. E consolida-se na proposta do Projeto Pedagógico do Curso de História, numa construção relacional entre Ensino, Pesquisa e Extensão, três pilares que sustentam as universidades, especificamente a Universidade Federal do Tocantins.
A elaboração, discussão e estruturação conta com a participação dos acadêmicos: Vitória Cardoso Konflanz e Zenaide Gonçalves Neto sob orientação do professor Ariel Elias do Nascimento, do curso de História, câmpus de Porto Nacional.
Roda de Conversa sobre o tema Construindo e vivenciando direitos: a importância do nome social
Organização: Alunos da disciplina Projeto de Ensino de História, Cidadania e Direitos Humanos, do curso de história - Câmpus de Porto Nacional.
Dias 11 e 12 de agosto/2021, às 19h.
Redes Sociais