Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Segunda edição do Seminário de Jornalismo consolida evento no calendário do curso
Início do conteúdo da página
saiba o que rolou

Segunda edição do Seminário de Jornalismo consolida evento no calendário do curso

Escrito por equipe Nujor | Publicado: Lunes, 19 Julio 2021 16:43 | Última actualización: Martes, 20 Julio 2021 11:24

Entre os dias 2 de junho e 14 de julho, foi realizada a segunda edição do Seminário de Jornalismo, evento promovido pelo Núcleo de pesquisa, extensão e práticas jornalísticas (Nujor) em parceria com o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com quase 300 inscritos e registrando uma média de participação de 60 pessoas por transmissão, esta edição consolidou o evento no calendário do curso de Jornalismo da UFT e ampliou as visualizações do canal do curso no Youtube, que hoje já ultrapassaram 1000 views, somando todas as palestras. Confira:

Nesta edição, a palestra de abertura foi do professor e pesquisador André Lemos (UFBA), que aproveitou para realizar também o lançamento de seu novo livro. Na ocasião, algumas edições da publicação, intitulada “A tecnologia é um vírus”, foram sorteadas para os participantes do evento. André Lemos é doutor em Sociologia pela Université Paris Descartes, na França, e é professor-associado do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A palestra foi mediada pela professora do curso de Jornalismo da UFT, Marluce Zacariotti, e pelo coordenador do Mestrado Profissional em Educação/UFT, Damião Rocha. 

 A segunda palestra foi realizada no dia 7 de junho e contou com o pesquisador Ricardo Whiteman Muniz discorrendo sobre “A ciência como pauta jornalística: caminhos do jornalismo especializado”. Ricardo Whiteman Muniz é editor da revista de jornalismo científico ComCiência, no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp), desde 2013. Ele também foi repórter de economia na Exame.com; subeditor de Ciência, Educação, Saúde e Ambiente no jornal O Estado de S. Paulo; e editor/coordenador de Ciência e Saúde, no G1, portal de notícias da Globo. A palestra foi mediada pela professora do curso de Jornalismo da UFT, Cynthia Mara Miranda.

No dia 21 de junho, o professor e pesquisador Wilson Bueno ministrou a palestra “Os novos desafios do Jornalismo Especializado no Brasil”. Vale destacar que, durante a palestra, nasceu uma parceria que nasceu entre a Comtexto - Comunicação e Pesquisa, de Wilson Bueno, e o Nujor para ofertar descontos especiais para alunos da UFT em cursos de formação desenvolvidos pela empresa. Wilson da Costa Bueno é jornalista, professor sênior da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. Ele defendeu, ainda, o primeiro doutorado no Brasil em Jornalismo Científico. Esta palestra foi mediada pela professora do curso de Jornalismo da UFT, Ana Daisy Zagallo.  

Por fim, dois dias do evento foram voltados para a discução sobre a relação entre ética e jornalismo. O primeiro foi no dia 16 de junho, com o debate “A ética que nós enfrentamos do jornalismo contemporâneo”, que contou com a presença de: Kardé Mourão, presidenta da Comissão Nacional de Ética, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); Rose Dayanne Santana, vice-presidenta do Sindjor-TO; e a professora do curso de Jornalismo da UFT, Maria de Fátima Caracristi, como mediadora.

 O segundo foi em 14 de julho, último dia de programação, com a palestra “Ética e a reinvenção do jornalismo”, do professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Samuel Lima, que é um dos coordenadores da pesquisa "Perfil profissional do jornalismo brasileiro" e integrou a equipe da pesquisa "Journalistic role performance around the globe - Etapa Brasil". Durante o evento, Samuel debateu a necessidade de fortalecimento de entidades representantes da profissão e comentou as mudanças editoriais em grandes veículos, durante a cobertura da pandemia de Covid-19, que apontam para a busca de um jornalismo mais ético. A palestra foi mediada pela professora do curso de Jornalismo da UFT, Ingrid Assis. 

 

registrado em:
marcador(es): nujor
Fim do conteúdo da página