Inscrições abertas para o Seminário de Formação Docente e Práticas Pedagógicas: Experiência com o Pibid
O Seminário de Formação Docente e Práticas Pedagógicas com a Educação Física e a Pedagogia no Contexto de Pandemia: experiências com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), tem como objetivo, abrir espaço de aproximação entre os estudantes de licenciatura e os professores que atuam na Educação Básica.
O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de junho, no formato on-line por meio de videoconferências com a realização de atividades como: minicursos, oficinas e apresentações culturais 100% digital. Os participantes interessados podem realizar suas inscrições por meio do link: https://palmas.uft.edu.br/sisma/plataformaevento/ac-tocantinopolis20211 .
O Seminário proporcionará grande visibilidade às experiências compartilhadas pelos participantes do PIBID, promovendo troca de conhecimento entre os membros do evento.
Confira abaixo, o cronograma do evento:
Dia 24 de junho – Quinta-feira
- 8h00 –Abertura Oficial
- 9h00 – Conferência de Abertura
Tema: EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Conferencista:
Profª. Drª. Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo – (Gestrado/UFMG)
Mediador:
Prof. Dr. Cleomar Locatelli - (UFT)
- 11h00 - Apresentação Artístico-Cultural
Apresentação Cultural |
AKWE |
Participante |
Edivan kreamzu Xerente |
Proposta |
Dança e cântico indígena |
Recursos |
Notebook, Tablet ou celular com acesso à internet |
Apresentação Cultural |
APRESENTAÇÃO MUSICAL |
Participante |
Tiago de Oliveira Souza |
Proposta |
Apresentação musical |
Recursos |
Notebook, Tablet ou celular com acesso à internet |
- 14h00 – 17h00 -Apresentação de Trabalhos – Comunicação oral
Salas – 01 – 02 -03 – 04
- 17h00 - Apresentação Artístico-Cultural
Apresentação Cultural |
IMAGINAR E VOAR |
Participantes |
Danielle Rocha Sousa e Alba da Cunha Sousa |
Proposta |
Atividade com fantoches que visa estimular interação em conjunto e a imaginação na construção de uma história. Com base na afirmação de Manoel de Barros, famoso poeta do século XX, "o olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. E é preciso transver o mundo". A imaginação o tornou grande escritor e a mesma pode nos tornar além. Incentivar a imaginação é dar asas ao futuro! |
Recursos |
Notebook, Tablet ou celular com acesso à internet |
- 19h00 - Palestra
Tema: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA
Palestrante:
Profª. Drª. Raquel Firmino Magalhães Barbosa (Colégio Pedro II/RJ)
Mediadora:
Profª Drª. Bethânia A. C. Zandomínegue - (UFT)
Dia 25 de junho - Sexta-feira
- 8h00 – 11h00 – Mini cursos/Oficinas
Mini curso |
Ferramentas Digitais para aulas remotas |
Ministrante |
Rodrigo Ferreira Brandão (EF/UFT) |
Hora |
8h00 – 11h00 |
Proposta |
Contextualizar as tecnologias disponíveis para professores e alunos em tempo de pandemia, abordando a importância da mesma na formação e expansão do conhecimento. Ensinar na prática como elaborar aulas no Power Point, vídeos, edições no Sony Vegas Pro, entre outras ferramentas digitais que venham a agregar no processo de formação de professores e alunos nas aulas remotas, contribuindo de forma positiva em todo âmbito educacional. |
Recursos |
Notebook, Tablet ou celular |
Mini curso |
Tertúlia Dialógica Literária: construção coletiva de significado e aproximação com a cultura clássica universal |
Ministrantes |
Dilsilene Maria Ayres de Santana, Léia Rodrigues de Carvalho Souza, Joelcia Diniz Tereza de Oliveira, Samara Pedrina Rodrigues Nunes |
Hora |
8h00 – 12h00 |
Proposta |
A Tertúlia Dialógica Literária é uma atividade cultural e educativa desenvolvida a partir da leitura de livros da literatura clássica universal em grupos. A finalidade não é apenas interpretar o que diz o autor ou a autora do texto, senão tomar a obra como referência para falar sobre a vida e a humanidade – descolonizando o conhecimento. O objetivo principal de uma Tertúlia Dialógica Literária é promover espaços de diálogo igualitário. Para tal, guia-se por sete princípios da aprendizagem dialógica. Objetivo do mini-curso: difundir a prática da Tertúlia Dialógica Literária com uma tecnologia social capaz de auxiliar a aprendizagem instrumental e na formação humana de crianças, jovens e adultos, a partir da vivência no Núcleo do PIBID PedPalmas/UFT/CAPES/MEC/2020 |
Recursos |
Notebook, Tablet ou celular com acesso à internet. |
Oficina |
Danças urbanas |
Ministrante |
Emily Cristina Pereira de Almeida (EF/UFT) |
Hora |
9h00 – 11h00 |
Proposta |
Proporcionar aos profissionais da educação e acadêmicos vivências práticas das danças urbanas neste contexto remoto. |
Recursos |
Notebook, Tablet ou celular com acesso à internet. |
- 14h00 – 17h00 – Mini Cursos/Oficinas
Mini curso |
Apropriando do Google Classroom como recurso pedagógico |
Ministrante |
Prof. Ms Jéferson Muniz Alves Gracioli –(Pedagogia/UFT/Tocantinópolis) Profª. Ms Géssica Gonçalves Santos (CEAE/Tocantinópolis) |
Hora |
14h00 – 17h00 |
Proposta |
O Google Classroom é uma sala de aula on-line do Google, em que alunos e professores podem realizar encontros virtuais para a realização de aulas à distância. O minicurso sobre o Google Classroom tem como propósito apresentar as funcionalidades da plataforma, bem como abordar os aspectos centrais, tais como: os primeiros passos para criação da sala de aula; como criar avisos, tarefas, turmas; como fazer perguntas, passar tarefas; como personalizar a turma; e entendendo o código da turma. O objetivo é ampliar as possibilidades dos professores para apropriarem desta plataforma ao desenvolverem seus conteúdos escolares. |
Recursos |
Computador com acesso à internet. |
Mini curso |
Experiências com a dança em tempos de pandemia |
Ministrante |
Wellington Mota de Sousa |
Hora |
14h00 – 17h00 |
Proposta |
A proposta desse minicurso é proporcionar um conhecimento do próprio corpo, de modo a levar o sujeito a comunicar-se e relacionar-se melhor consigo mesmo, com o meio e com o outro. |
Recursos |
Espaço para vivência prática, computador, celular ou tablet, acesso à internet, roupas confortáveis. |
- 19h00 – 22h00- Mini Cursos/Oficinas
Mini curso |
Corpo, dança e educação |
Ministrante |
Profª Dra Bethânia A. C. Zandomínegue (EF/UFT/Tocantinópolis) |
Hora |
19h00 – 22h00 |
Proposta |
Ensino da dança na escola. A dança educativa. O corpo e o movimento na dança educação. Possibilidades para aulas de Educação Física. |
Recursos |
Espaço para vivência prática, computador, celular ou tablet, acesso à internet, roupas confortáveis. |
Mini curso |
Esporte educação |
Ministrante |
Profª Ms. Orranette Pereira Padilhas (EF/UFT/Tocantinópolis) |
Hora |
19h00 – 22h00 |
Proposta |
Propiciar uma compreensão geral dos princípios do esporte educação e suas possibilidades de aplicação na escola. Discutir possibilidades para trabalho dos princípios do esporte educação no Atletismo, em período de pandemia.
|
Recursos |
Computador com acesso à internet e as ferramentas do office (Word e Excel) |
Redes Sociais