Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Nujor e curso de Jornalismo realizam nova edição dos Seminários de Jornalismo
Início do conteúdo da página
programação liberada

Nujor e curso de Jornalismo realizam nova edição dos Seminários de Jornalismo

Escrito por Ingrid Assis (Nujor/UFT) | Publicado: Jueves, 27 Mayo 2021 18:15 | Última actualización: Lunes, 19 Julio 2021 11:36

O Núcleo de pesquisa, extensão e práticas jornalísticas (Nujor) e o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizam a segunda edição dos Seminários de Jornalismo. O evento, que começa no dia 2 de junho, às 19h30, será todo virtual e transmitido pelo Youtube do curso. As inscrições estão disponíveis no site do evento, no endereço https://www.even3.com.br/semijor2021.

A primeira live transmitida será a palestra do professor e pesquisador, André Lemos, que também estará lançando, na ocasião, o seu livro intitulado “A tecnologia é um vírus”. André Lemos é doutor em Sociologia pela Université Paris Descartes, na França, e é professor-associado do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, da Faculdade de Comunicação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta palestra será mediada pela professora do curso de Jornalismo da UFT, Marluce Zacariotti, e pelo coordenador do Mestrado Profissional em Educação/UFT, Damião Rocha.

No dia 7 de junho, ocorrerá uma palestra/debate com o pesquisador Ricardo Whiteman Muniz. Dessa vez, o tema será “A ciência como pauta jornalística: caminhos do jornalismo especializado”. Ricardo Whiteman Muniz é editor da revista de jornalismo científico ComCiência, no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp), desde 2013. Ele também foi repórter de economia na Exame.com; subeditor de Ciência, Educação, Saúde e Ambiente no jornal O Estado de S. Paulo; e editor/coordenador de Ciência e Saúde, no G1, portal de notícias da Globo. A palestra/debate será mediada pela professora do curso de Jornalismo da UFT, Cynthia Mara Miranda.

“A ética nos enfrentamentos do Jornalismo contemporâneo” será o tema do terceiro dia de programação da nova edição dos Seminários de Jornalismo, que contará com as presenças de Kardé Mourão, presidenta da Comissão Nacional de Ética, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ); a professora do curso de Jornalismo da UFT, Maria de Fátima Caracristi, como mediadora; e Alessandra Bacelar, representante do Sindjor, como debatedora. Esta programação será realizada no dia 16 de junho.

No dia 21 de junho, o professor e pesquisador, Wilson Bueno, ministrará a palestra “Os novos desafios do Jornalismo Especializado no Brasil”. Wilson da Costa Bueno é jornalista, consultor, professor sênior da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação. Ele defendeu, ainda, o primeiro doutorado no Brasil em Jornalismo Científico. A palestra será mediada pela professora do curso de Jornalismo da UFT, Ana Daisy Zagallo.

A última programação do evento será no dia 7 de julho. O professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Samuel Lima, discutirá “Ética e a reinvenção do jornalismo”. Samuel é um dos coordenadores da pesquisa "Perfil profissional do jornalismo brasileiro" e integrou a equipe da pesquisa "Journalistic role performance around the globe - Etapa Brasil". Além disso, ele é um dos coordenadores da pesquisa "Governança Social, Produção e Sustentabilidade para um jornalismo de novo tipo", concluída em junho de 2020. Samuel atua, ainda, como pesquisador do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO), do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política (UFSC), desde abril de 2014. A palestra será mediada pela professora do curso de Jornalismo da UFT, Ingrid Assis.

O evento do Nujor ainda contará com a realização de minicursos, com datas a confirmar. Os minicursos ofertados serão: de Internet das coisas, com Marcelo Barcelos; de Assessoria em mídias digitais, com Rose Vidal; de Métodos de pesquisa em comunicacão e jornalismo, com Jorge Arlan; e, por fim, de Metodologia da pesquisa, com Mary Stella Muller.

 

Leia também: Sucesso da primeira edição dos Seminários de Jornalismo consolida evento no calendário da instituição

registrado em:
Fim do conteúdo da página