Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto Encontre um Catador e a humanização da reciclagem de lixo
Início do conteúdo da página
Extensão

Projeto Encontre um Catador e a humanização da reciclagem de lixo

Escrito por Denise Neves | Edição: Samuel Lima | Publicado: Domingo, 09 Mayo 2021 11:19 | Última actualización: Lunes, 10 Mayo 2021 11:26

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que tem por finalidade analisar a qualidade de vida de uma determinada população, usando critérios, tais como grau de escolaridade, renda e nível de saúde. Nesse último quesito entra as condições de coleta seletiva e reciclagem do lixo, que influencia diretamente nas questões ambientais e sanitárias de um lugar.

Desse pressuposto e pensando em humanizar a reciclagem do lixo, feita por catadores, muitas vezes de forma aleatória, docentes do Câmpus de Gurupi resolveram agilizar esse processo, conectando os geradores de lixo das residências (nós) aos profissionais que realizam o recolhimento do material (catadores) através de uma ferramenta tecnológica chamada Cataki.

O uso do aplicativo é parte do Projeto de extensão chamado “Encontre um catador pelo celular” que tem como um dos objetivos o cadastramento dos catadores de lixo das cidades de Cariri e Gurupi, sul do Tocantins. As cidades foram escolhidas por conta da localização e facilidade na logística para execução das ações.

Para o professor Dr. Saulo Boldrini, um dos idealizadores do Projeto, “desde 2018 iniciamos um projeto de extensão para implantação da coleta seletiva na UFT Câmpus de Gurupi e observamos que os catadores de material reciclável percorriam a cidade à procura desse material sem qualquer perspectiva de encontrá-lo em quantidade e qualidade. ”

Iniciado em julho de 2020 e com data de fim previsto para setembro do mesmo ano, o Projeto teve algumas alterações do cronograma por conta da Pandemia. Viabilizado o uso do aplicativo de celular gratuito, foi o momento de buscar saber quem eram esses catadores e cadastrá-los no Cataki. Após o cadastramento, eles foram orientados quanto ao uso do mesmo.

Numa próxima etapa, foram realizadas ações de divulgação nas escolas sobre o aplicativo, da importância de separar e armazenar corretamente o lixo que vai para reciclagem e também da profissão de catador, que muitas vezes é invisível aos olhos da sociedade e do poder público - normalmente são autônomos ou regidos por alguma associação.

Ainda como parte das ações do Projeto, foram instalados Pontos de Entrega Voluntária (PEV) de materiais recicláveis em algumas escolas municipais. Esses PEV’s armazenam o material até serem recolhidos para reciclagem. Confira abaixo fotos das etapas do Projeto.

Mesmo com a pandemia, que fez com que o cronograma se estendesse até novembro do mesmo ano e que as orientações acontecessem por vezes via telefone ou através de reuniões online, se percebeu um aumento da quantidade de profissionais e geradores de resíduos cadastrados no aplicativo de coleta seletiva nos municípios de Cariri e Gurupi.

Para saber mais do Projeto Encontre um Catador você pode conferir no instagram do projeto @encontreumcatador.

Esse Projeto reforça um dos papéis da extensão universitária, que é a transformação da sociedade a qual ela está inserida.

registrado em:
marcador(es): Gurupi,Extensão,Home
Fim do conteúdo da página