Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programação especial celebra dia do jornalista no Brasil
Início do conteúdo da página
semana do jornalista

Programação especial celebra dia do jornalista no Brasil

Escrito por Luana Nunes | Publicado: Miércoles, 31 Marzo 2021 21:38 | Última actualización: Miércoles, 21 Julio 2021 11:57

Criado em 07 de abril de 1931 pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o dia do Jornalista é celebrado nesta data em todo o Brasil. A coordenação do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) irá realizar dois encontros, ao vivo e on-line, para comemorar a data na Semana do Jornalista

Para celebrar os 90 anos de criação da data comemorativa em referência ao Dia do Jornalista, a coordenação do curso de Jornalismo da UFT promove a Semana do Jornalista, com dois dias de encontros virtuais em defesa do jornalismo, suas práticas e do processo de formação. Os eventos ocorrem nos dias 05 e 07 de abril e será transmitido no Canal Jornalismo UFT no youtube, às 19 horas (dia 05) e 15 horas (dia 07). 

Para a coordenadora do curso, Valquíria Guimarães, a celebração é também um momento de resistência. "Em tempos tão complexos como o que estamos vivendo, nunca foi tão importante dedicar um momento especial para valorizar nossa profissão e mostrar a importância do jornalismo para a sociedade", afima. Para isso, a coordenação conta com parceiros que também acreditam nesta importância como o Núcleo de Pesquisa, Extensão e Práticas Jornalísticas (Nujor/UFT), curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (Unirg), Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Tocantins (Sindjor/TO) e Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ)

No dia 05, na abertura da Semana, o curso recebe o jornalista e professor da Cásper Líbero (SP) Rodrigo Ratier com a palestra Vaza Falsiane: a luta nossa de cada dia pela ética na informação. Esta programação é parte dos Seminários de Jornalismo, e é oferecida com o apoio do Nujor/UFT. O curso de Jornalismo da Universidade de Gurupi (Unirg) também integra a mesa, tendo a coordenadora do curso, Alessandra Duarte, como mediadora. O debate fica por conta da coordenadora do Nujor, a professora Marluce Zacatiotti. 

Já na programação do dia 07, um bate-papo entre a professora Liana Vidigal e a jornalista Glês Nascimento irá debater sobre a importância do profissional jornalista no combate à desinformação sobre a pandemia da Covid-19. A conversa, intitulada Jornalismo Serviço Essencial: o jornalista como peça central no combate à desinformação sobre a pandemia, será mediada pela professora da Unirg Gabriela Melo. Ainda nesse dia, a abertura do evento conta com a presença da presidenta do Sindjor-TO, Alessandra Bacelar, e da coordenadora do curso de Jornalismo da Unirg, Alessandra Duarte. A cerimônia virtual será conduzida pela coordenadora do curso de Jornalismo da UFT, Valquíria Guimarães. 

As ações dos dois dias serão certificadas e são abertas ao público. Não há exigência de inscrição prévia, mas a palestra do dia 05 possui link para inscrição, que assegura que o participante seja lembrado no dia da transmissão. 

Breve história da data

Criada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) a data é também o dia de início das atividades da associação, no ano de 1908. 23 anos depois passou a ser instituído o Dia do Jornalista no Brasil. Apesar disso, a primeira faculdade de Jornalismo no Brasil foi criada somente em 1947, em São Paulo. A data, apesar de comemorativa, é hoje usada por associações, federações e sindicatos como um dia de luta pela valorização da profissão. 

De acordo com relatório divulgado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o ano de 2020 registrou 428 casos de agressões a jornalistas, um recorde de ataques para o período. Em 2019, a federação registrou 208 ocorrências. 

O curso de Jornalismo da UFT tem promovido uma série de debates no último ano com o intuito de promover a valorização do profissional jornalista e a importância do diploma para o exercício da profissão. A Semana do Jornalista 2021 é uma representação desse esforço. 

Nossos palestrantes

Rodrigo Ratier 
Jornalista com 23 anos de carreira, doutor em Educação pela USP com período sanduíche na Université Lumiére Lyon 2, na França. É professor de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, onde supervisiona a revista laboratório digital Esquinas e atua como vice-coordenador da graduação. É colunista de educação do UOL, coordenador do blog Entendendo Bolsonaro (também do UOL) e idealizador e gestor do curso online contra notícias falsas Vaza, Falsiane. Anteriormente, foi repórter na revista Galileu e atuou como editor nas revistas Mundo Estranho, Superinteressante e Nova Escola (impressa e site). 

Liana VIdigal
Docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade, da Universidade Federal do Tocantins. Possui doutorado e pós-doutorado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. É líder do grupo de pesquisa em Jornalismo e Multimídia, do CNPq), no qual desenvolve pesquisa sobre Ciberjornalismo, Jornalismo Regional, Narrativas Jornalísticas e Mídias Sociais. Atualmente coordena o projeto Narrativa e acontecimento midiáticos: desafios metodológicos para apreensão das experiências glocais amazônicas, da Capes. 

Glês Nascimento
Jornalista formada pela Universidade do Tocantins (Unitins/UFT – da última turma em transição), em 2002. É pós-graduada em Comunicação e Novas Tecnologias (Unitins); MBA em Marketing Político (Católica do Tocantins) e Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT) com o tema Fake News em Campanhas Eleitorais.
Profissional com mais de 20 anos de experiência nas áreas de TV, jornal impresso e assessoria de imprensa, com atuação em empresas de grande porte e destaque no Tocantins; e também no governo do Estado. Experiência internacional nas viagens que fez à França (Ano do Brasil na França, em agosto de 2005); China (Missão do Governo do Tocantins, em maio de 2008); e Nova Iorque (final do programa Survivor, em maio de 2009). Nesses países, estabeleceu contatos com a imprensa internacional e enviou material jornalístico – rádio, TV e impresso - aos veículos de comunicação do Tocantins. Morou por três meses em Vancouver (Canadá) – de dezembro/2010 a fevereiro/2011 -, onde aperfeiçoou seu inglês (nível avançado). Fez cursos de Análise de Mídias Sociais com Martha Gabriel e Cláudio Torres; e de Assessoria de Imprensa com Marcelo Miyashita; Marketing Político com Marcelo Vitorino e Fred Perilo. 

Para saber mais sobre os mediadores e debatedores da programação, acesse: https://www.even3.com.br/seminariosjor2021/

registrado em:
Fim do conteúdo da página