Bacharelado em Ciências Sociais de Porto Nacional oferta 40 vagas pelo Sisu e PSC
Regulamentada desde o ano de 1980, a profissão de Sociólogo atua em uma série de competências e de habilidades que lhe gabaritam para o exercício de uma prática profissional alinhada às demandas de uma sociedade democrática, que respeita a diversidade étnica e empreende reflexões e práticas políticas fundamentadas na lisura e no interesse do cidadão.
O curso conta com um total de 9 docentes, dos quais 8 são doutores e 1 é mestra. Para a coordenadora do curso, Suiá Omim, o aluno que deseja ser um Sociólogo pela UFT vai contará com um corpo docente de extrema qualificação, excelência e comprometimento profissional. “Além da competência acadêmica nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, o curso é uma referência na relação construída e cultivada com os discentes, que prioriza a escuta, o diálogo e o acolhimento”, ressaltou.
Dentre o variado conjunto de práticas profissionais comuns a todo Cientista Social, o bacharel estará apto para as atividades específicas das áreas fundamentais das Ciências Sociais: nas áreas de planejamento e assessoria, tanto técnica como política, em instituições públicas - como governos, prefeituras, secretarias e empresas governamentais -, privadas - como associações profissionais, sindicatos e partidos políticos -, organizações não governamentais e movimentos sociais, visando à elaboração e execução de projetos, formação de novas lideranças e outras atividades; e como pesquisador, pode desenvolver pesquisas empíricas, amostrais e censitárias, nas áreas socioambiental (ecologia, impacto ambiental); de implantação e avaliação de políticas públicas; de estudos sociopatrimoniais e arqueológicos; de análise de novas tecnologias, métodos e técnicas de produção e processos de trabalho; de resultados e tendências político-eleitorais; de consumo; de mercado; de padrão de vida; de opinião etc.
Projetos
O curso de bacharelado em Ciências Sociais conta com duas linhas de pesquisa, sendo a primeira - Culturas, Representações e Práticas Simbólicas - e a segunda - Estado e Sociedade na Amazônia.
O curso também conta com diversos projetos de extensão, como: UFT em Destaque; PET Indígena NEAI/UFT - Conectando Conhecimentos; Saberes Indígenas na Escola; Leitura e produção de textos em ciências sociais; Prêmio Escritas Sociais; EntreVistaSociais; Observatório dos Movimentos Sociais e das Comunidades Tradicionais do Tocantins; Projeto de Regularização Fundiária de Assentamentos Habitacionais da Região Metropolitana do Recife.
Mais informações sobre o perfil do curso e mercado de trabalho podem ser acessadas aqui.
2021/1
Pelo Sisu a oferta das vagas é dividida nas modalidades de Ampla concorrência (AC), Ações Afirmativas UFT (subdivididas entre Indígenas e Quilombolas); e da Lei 12.711/12 (Sistema de Cotas para Escolas Públicas). As inscrições para os cursos, cujas vagas serão ofertadas no Processo Seletivo Sisu-UFT 2021/1, devem ser realizadas no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do dia 09 de abril de 2021, observado o horário oficial de Brasília (DF), exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Sisu, no endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui).
Já no PSC 2021/1, o Edital de nº 192/2021, abrem hoje (29) o Processo Seletivo Complementar (PSC) referente ao semestre 2021/1. O interessado no ingresso em curso de graduação, via PSC na UFT, poderá utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020.
O candidato tem duas oportunidades de ingressar na UFT! Só vem!
Redes Sociais