PSC e Sisu 2021/1 têm 40 vagas para a Licenciatura em Letras, no Câmpus de Araguaína
O Curso de Letras forma professores em duas habilitações diferentes - Português e Inglês, e respectivas literaturas. Localizado no Câmpus da UFNT/UFT em Araguaína, o curso é um dos mais antigos do Estado - remonta a 1985, ainda quando nem existia, oficialmente, o Estado do Tocantins. O curso ajudou a alavancar a educação superior na região Norte do Estado - ainda na década de 80 -, e desde então tem marcado a história da educação superior no Tocantins. A graduação oferta ingresso, para o semestre 2021/1, por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) e também via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um total de 40 vagas - 20 em cada processo.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Miliane Moreira Cardoso Vieira, "o curso possui professores comprometidos com o ensino de qualidade, fazendo com que os alunos desenvolvam o senso crítico, a partir de fundamentações teórico-práticas, levando o acadêmico a refletir criticamente sobre questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários, e ao ensino, compreendendo que a formação docente é um processo contínuo, ocorrendo de forma autônoma, coletiva e permanente."
Corpo docente e infraestrutura
O corpo docente é composto por 22 professores doutores, dois professores mestres em processo de doutoramento e uma docente mestranda. Você pode conferir a lista de docentes do curso na página do curso, no Portal da UFT.
Em termos de infraestrutura, o curso conta com salas climatizadas com capacidade para 40 estudantes (cada uma); Laboratório de Informática da Letras e Laboratório de Línguas Indígenas; e salas administrativas (dos professores e das coordenações unificadas, onde ocorrem atendimentos ao público).
De acordo com a coordenadora, o profissional formado no curso de Letras tem habilitação para atuar nos ensinos Fundamental e Médio, como professor de Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas ou Língua Inglesa e suas respectivas literaturas. "Além de trabalhar com a docência, o egresso do curso pode atuar em outros segmentos que envolvam a área da linguagem, com questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários", completou Miliane.
E o que dizem os egressos?
Linhas de pesquisa
De acordo com a coordenação, as atividades de pesquisa e extensão do curso de Letras do Câmpus de Araguaína concentram-se nas áreas dos estudos linguísticos e literários, principalmente. Segundo Miliane, "na habilitação de Língua Portuguesa estão organizadas nas linhas de pesquisa: Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem da Língua Materna; Teorias do Texto e do Discurso; Língua, Cultura e Identidade; Literatura e Ensino; Literatura, Identidade e Meio Ambiente; Literatura e outras Textualidades; e Literatura Comparada". Na habilitação de Língua Inglesa, as linhas de pesquisa organizam-se em torno de Estudos Fonéticos e Fonológicos; Formação Identitária do Professor; Letramento Crítico aplicado ao ensino de LI; Língua, Cultura e Identidade; e Linguística Aplicada ao Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa; Antologias e a Formação do Cânone Literário; Literaturas Africanas e Afrodescendentes em Língua Inglesa; Literatura Comparada; Literatura e Ensino; Literatura e outras Textualidades; e Prática de Escrita Criativa e Ensino.
Projetos de Extensão
Já na extensão, acadêmicos e docentes podem trabalhar de modo conjunto com a comunidade, ofertando cursos, programas ou projetos de extensão. A coordenadora Miliane frisa que a graduação é muito atuante no oferecimento dessas atividades e destaca os projetos:
Habilitação em Língua Portuguesa
- Apoio Pedagógico à Educação Escolar Indígena Apinayé/Krahô;
- Projeto Além da Leitura, Escritores(as) e a Literatura Tocantinense,
- Observatório de políticas públicas e inovações tecnológicas para o livro e a leitura;
- Projeto Colmeia Literária, Arte no Câmpus I: Poesia;
- A língua e a cultura latina: estudos gramaticais, linguísticos e literários.
Habilitação de língua inglesa
- Thinking Beyond the Classroom- Formação com Professores de Língua Inglesa da Região;
- English workshops for High School students;
- Oficina Pedagógica de Línguas Estrangeiras.
Sisu e PSC 2021/1
O ingresso no curso de Licenciatura em Letras do Câmpus de Araguaína pode ocorrer por duas formas para este semestre 2021/1: Pelo Processo Seletivo Complementar (PSC) e pelo SIstema de Seleção Unificada (Sisu). Veja abaixo como proceder em cada um dos processos:
No Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1 o curso de Letras oferta 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021. É possível conferir detalhes da seleção no Edital de nº 192/2021; o interessado pode utilizar, por exemplo, nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017, 2018, 2019 ou 2020. Confira mais detalhes sobre o Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1), com 948 vagas para graduação, aqui.
No Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril, estão ofertadas outras 20 vagas para o curso de Licenciatura em Letras (Araguaína). Estas vagas estão divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A inscrição deve ser feita no período de 06 de abril de 2021 até às 23h59 do dia 09 de abril de 2021, observado o horário oficial de Brasília (DF), exclusivamente pela Internet, por meio do Portal do Sisu, no endereço http://sisu.mec.gov.br. Todos os detalhes do Edital você confere na íntegra do documento (acesse aqui). Você confere mais detalhes sobre o ingresso via Sisu, que na UFT tem 947 vagas ofertadas para o semestre 2021/1, aqui.
Redes Sociais