Podcast de Antropologia é desenvolvido no Câmpus de Tocantinópolis
Divulgar dicas de livros, biografias de autores, correntes teóricas, questões metodológicas e outras curiosidades ligadas à Antropologia, são alguns dos objetivos do projeto “Podcast AntropoLógica”, desenvolvido no Câmpus de Tocantinópolis pela professora do curso de Ciências Sociais e doutora em Antropologia, Mariane Pisani. A intenção é falar de assuntos da área da Antropologia em uma linguagem simples e acessível para o público de dentro e fora da Universidade.
Segundo Mariane, é um projeto de divulgação científica para além da academia: “A gente procura uma linguagem acessível para que pessoas, não necessariamente do curso de Ciências Sociais, ou com formação em Antropologia, consigam ouvir o material e entender as noções básicas. É a tentativa de desburocratizar um pouco do conhecimento acadêmico e levá-lo a um público mais amplo.”
O Podcast AntropoLógica, que conta com a edição do doutorando em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Icles Rodrigues, é um desdobramento do quadro de mesmo nome, também realizado por Mariane, vinculado à um canal no Youtube chamado “Leitura ObrigaHistória”.
Retorno em 2021
Com um planejamento prévio para a elaboração de 10 a 14 episódios por temporada, o projeto teve de ser interrompido, em razão da pandemia, e tem previsão para o retorno das atividades em 2021 com a parceria de alunos do curso de Ciências Sociais e/ou alunos de demais cursos do Câmpus de Tocantinópolis.
O episódio de introdução do Podcast está disponível em plataformas de streaming, como Deezer e Spotify e pode ser acessado neste link.
“Que esse podcast sirva como um material pedagógico para a formação dos nossos alunos de Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins, como uma formação complementar ao espaço formal das aulas”, ressalta a professora. Para entrar em contato, mande seu e-mail para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo. ou pelo twitter @antropologicast.
(*) Estudante de Jornalismo, em atividade para a disciplina de Estágio Supervisionado I
Redes Sociais