Acadêmicos de Ciências Sociais criam podcasts para abordar temas da graduação
“Sociologia Sonora”. O que será? Uma revista? Uma programa de TV? Uma notícia? Não, nada disso! É um podcast. Isso mesmo, um podcast.
Estudantes da disciplina de Prática de Pesquisa em Sociologia, do Curso de Ciências Sociais, do Câmpus da UFT em Porto Nacional, sob a supervisão do professor Marcelo Brice, desenvolveram um projeto ao qual deram o nome de “Sociologia Sonora”. O projeto visa demonstrar a capacidade de comunicação dos cursos, especialmente, a capacidade de comunicação de uma disciplina, de uma área do conhecimento tida como hermética e difícil, que é a Sociologia.
Segundo os alunos, na disciplina foi proposta a criação de um produto que alcance a comunidade externa, que não fique restrito ao público da universidade e que tenha uma abordagem sociológica. Daí nasceu a ideia do podcast, um formato que - em função da pandemia - tem bastante procura. Notaram que há uma propensão de crescimento dessa modalidade de comunicação, e que com o isolamento social ganhou muito mais força.
Dorilene Belem de Carvalho, aluna integrante da equipe, conta que quando o professor Brice lançou a ideia de criar um podcast ela não sabia quase nada sobre essa mídia. Mas, mesmo assim, pensou positivamente pela criação da ferramenta: "Eu, particularmente, gosto muito de desafios e novas experiências. E junto com os colegas dei o melhor de mim”, ressalta a acadêmica. Ela explica ainda, que a turma foi dividida em quatro equipes: equipe de roteio; equipe de pesquisa; equipe de produção e equipe de edição. E que todos participaram efetivamente.
Foram produzidos, então, quatro episódios com os temas:
- Atitudes e Comportamentos blasés em tempos de pandemia;
- Violência contra a mulher;
- Eleições Municipais em 2020 (ainda a ser lançado) e
- Redes Sociais (ainda a ser lançado).
São episódios de dez minutos e todos com abordagem sociológica, segundo o professor Brice. Os dois primeiros episódios estão indo ao ar, esta semana e os outros dois irão até o dia 15. Confira o link do podcast clicando aqui.
Brice ressalta que esse trabalho é fruto de uma relação muito forte entre ele e os alunos. “Não é um podcast profissional. É amador mas o conteúdo tem sido pensado e produzido de acordo com as questões mais presentes socialmente”, explica o professor. Diz ainda que, na turma tem alunos que são profissionais de edição e trabalham com isso, portanto, acabam contribuindo muito com o projeto.
Robinson Luiz Paulo é um dos estudantes participante do projeto. Ele diz que achou interessante esse trabalho porque mostra como o curso de Ciências Sociais se posiciona no ambiente atual, como forma seus estudantes. Segundo ele, "esse tipo de trabalho acaba trazendo a atualidade para dentro da disciplina. E para os alunos, traz uma nova perspectiva", diz.
O acadêmico afirma que para a comunidade externa o projeto é importante por discutir temas atuais com a participação de vários especialistas. Para ele, é uma forma de atualizar tanto a comunidade externa quanto a interna, sobre o que está acontecendo atualmente no âmbito da academia. “Foi muito prazeroso participar deste trabalho porque ele nos enriqueceu como futuros cientistas sociais e nos trouxe uma prática gigantesca”, conclui o estudante.
A proposta do professor Brice é dar continuidade ao projeto. “Caso ele seja bem sucedido, como acho que será, se transformará num projeto de extensão. E os alunos que se destacarem agora, com esse produto e quiserem se incorporar ao grupo que irá produzir podcasts no primeiro semestre do próximo ano, para veicular, tanto na UFT FM, quanto na plataforma própria, serão muito bem vindos”, confirma o professor.
(*) Estudante de Jornalismo em atividade para a disciplina de Estágio Supervisionado I
Redes Sociais