Com inscrições até domingo (29), curso de Licenciatura em Física oferta vagas
Com foco voltado para a formação de professores, o Curso de Licenciatura em Física do Câmpus de Araguaína está ofertando vagas no Processo Seletivo Complementar (PSC), cujas inscrições se encerram neste domingo, dia 29 de novembro. A graduação tem duração de quatro anos (oito semestres).
As inscrições para o PSC estão abertas por meio do Portal da UFT (clique aqui), e o interessado pode tentar o ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos 2018 ou 2019.
A área de atuação profissional é a docência na educação básica, nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. O Licenciado em Física poderá ainda atuar no ensino à distância, na educação especial, em centros, museus de ciências e de divulgação científica; produzir conhecimento na área de ensino de física; lecionar disciplinas de Física em instituições de educação básica; desenvolver materiais didáticos (como livros, revistas, guias de laboratório, websites educativos, e apostilas); atuar em empresas que fabricam jogos educativos, material para experimentos didáticos, softwares educacionais (vídeos, applets, animações, simulações, etc.); atuar como divulgador de Física e Ciências em geral, nas diversas formas de mídia; e, continuar sua formação acadêmica através de estudos de Pós-Graduação (mestrado), por exemplo, na própria UFT, que conta com um polo do Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Física (MPef).
Tecnologia UV-C contra a pandemia
Especificamente no Tocantins, professores, técnicos e estudantes ligados ao Laboratório de Pesquisa em Materiais para Aplicações em Dispositivos Eletrônicos (Labmade) do Curso de Licenciatura em Física do Câmpus de Araguaína, estão integrados no combate à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19). No Labmade foi desenvolvido um esterilizador com raios ultravioleta tipo C (UV-C).
O aparelho, inclusive, já está sendo utilizado numa rede hoteleira em Palmas, no combate ao novo coronavírus. A tecnologia, que tem baixo custo, funciona como descontaminante de superfícies e pode ser utilizada para desinfecção de objetos, roupas de cama e móveis.
Confira, abaixo, uma reportagem sobre a tecnologia, divulgada por meio da afiliada Globo no Tocantins:
Redes Sociais