VI Encontro Regional Norte de História da Mídia está com inscrições abertas
Com o Tema Central “Comunicação e a Historicidade das Crises”, estão abertas as inscrições para o VI Encontro Regional Norte de História da Mídia, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em História da Mídia (Alcar Norte). O evento ocorrerá entre os dias 21 e 22 de outubro de 2020 e o pré-alcar no dia 23 de setembro.
O tema do encontro este ano procura pensar a crise como figura de historicidade, por meio da qual podemos interrogar o contemporâneo sobre a sensação crônica de insegurança, desconfiança e medo em relação às instituições governamentais e sua capacidade de garantir bem-estar coletivo, ao sistema judiciário e sua capacidade de cumprimento da lei, à política e suas formas de representação, à saúde e suas práticas especializadas, à ciência e sua ideia de verdade.
Segundo o professor Gilson Porto, do núcleo de pesquisa e extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), o evento consolida a importante parceria entre núcleos de pesquisa em comunicação e história, que focam nas relações entre Midias e periódicos. “O encontro recebido pelo Opaje ressalta o papel do núcleo como vanguarda nas pesquisas de história da mídia na região e o protagonismo de seus pesquisadores na área”.
Origem
A Alcar foi fundada em 2001 por equipe liderada pelos pesquisadores José Marques de Melo e Marialva Barbosa. Além da recuperação de fontes documentais e sua conversão em estudos críticos, a Associação objetiva aperfeiçoar a reflexão sobre a mídia em seus vários formatos e convertê-la em instrumento capaz de expandir a cidadania e democracia.
No primeiro momento cingida ao evento nacional, gradativamente a Alcar começou a se consolidar e ramificar nas várias regiões brasileiras reunindo pesquisadores das ciências humanas e sociais. Na região norte, processo iniciado pela pesquisadora Netília dos Anjos Seixas, a Alcar realizou o seu primeiro evento em 2010, por meio do I Encontro Regional Norte de História da Mídia em Palmas, Tocantins.
Veja como foi o pré-encontro abaixo:
Redes Sociais