Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Seminário debate dados e aspectos da bacia dos rios Lontra e Corda
Início do conteúdo da página
recursos hídricos

Seminário debate dados e aspectos da bacia dos rios Lontra e Corda

Escrito por Gihane Scaravonatti | Publicado: Miércoles, 12 Agosto 2020 13:45 | Última actualización: Viernes, 14 Agosto 2020 10:45

Ocorreu, no dia 04 de agosto, o Seminário Ciência Cidadã, que proporcionou debates e reflexões acerca de aspectos da bacia hidrográfica dos rios Lontra e Corda. O evento, online, foi promovido por professores do Câmpus de Araguaína, que compõem – junto a representantes de outras entidades – a Câmara Técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda. Na ocasião, os professores João Aparecido Bazolli, da UFT, e José Max Oliveira-Júnior, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), conduziram as palestras.

Segundo a professora Stephanni Gabriella Silva Sudré, vinculada ao colegiado de Tecnologia em Gestão de Turismo e uma das organizadoras da atividade, o objetivo foi “promover a participação da sociedade na elaboração e produção de estudos - principalmente nos levantamentos de dados - acerca da Bacia”. Cerca de 30 pessoas participaram dos diálogos e deliberações, incluindo docentes e discentes - pesquisadores ou interessados no tema - e integrantes das comunidades abrangidas pela Bacia Hidrográfica. Também organizaram o evento a professora Silvia Leitão Dutra e o professor Vinicius Gomes de Aguiar (coordenador do Seminário).

Bacia Lontra e Corda

Os rios Lontra e Corda estão inseridos no sistema hidrográfico do rio Araguaia. No total, doze municípios localizam-se - total ou parcialmente – às margens da Bacia Lontra e Corda: Araguaína, Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá.

Sobre os comitês de bacias

Os Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs) são entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos. Por meio de debates e tomada conjunta de decisões, os representantes de cada uma das bacias compartilham as responsabilidades da gestão hídrica com o poder público. Os comitês exercem papel essencial na elaboração de políticas para a gestão das águas nas bacias, especialmente em regiões sujeitas à escassez, inundações ou a eventos que possam interferir na qualidade da água e colocar em risco seu uso.

A Câmara Técnica da Bacia dos Rios Lontra e Corda foi constituída no ano de 2013, sendo uma entre as seis CBHs existentes no Tocantins. Mais informações podem ser obtidas no site da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Fim do conteúdo da página