Câmpus de Gurupi produzirá 1 milhão de mudas para reflorestamento
O projeto visa plantar mais de 4 milhões de mudas em toda a extensão da Ferrovia Norte-Sul (tramo central e extensão sul), em torno de 1.500km2 , para recuperação do bioma Cerrado. Deste território total, 250 hectares estão sendo recuperados na região entre Brejinho de Nazaré e Gurupi. As mudas para o reflorestamento estão sendo produzidas no viveiro implantado no Câmpus de Gurupi.
De acordo com o responsável pelo projeto, professor Saulo Boldrini, o projeto para a produção das mudas tem duração de dois anos, sendo que após isso a estrutura do viveiro será doada para a UFT, “que continuará na produção de espécies florestais que servirão para o aprimoramento técnico dos acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal, Agronomia, Química Ambiental e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, além de atender as necessidades da comunidade e das empresas do setor florestal local”, explica.
No momento atual do projeto, a UFT realiza auxílio técnico para a produção das mudas, com apoio científico (palestras, treinamentos e cursos na área de viveiro e sementes florestais), ajuda no preparo do substrato, semeadura, adubação e irrigação, produção e manutenção das mudas com estudantes de iniciação científica, estagiários e pós-graduandos de Engenharia Florestal e Agronomia; além disso, será realizada a publicação de um livro de produção de mudas das principais espécies nativas do cerrado.
Redes Sociais