Pesquisadora estuda cultura organizacional do IFTO para contribuir com o ensino e o trabalho dos servidores
A pesquisa intitulada “As digitais da cultura percebidas na comunicação: um estudo organizacional na reitoria de uma instituição federal” da mestranda Luciana Theodoro pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e sociedade (PPGCom) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) busca compreender a cultura organizacional na comunicação realizada na Reitoria do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Para o desenvolvimento desse estudo, Luciana tem reunido as principais discussões teóricas a respeito de cultura e comunicação organizacional. Além disso, utiliza da metodologia de estudo de caso, realizando uma pesquisa de campo na Reitoria do IFTO, onde serão realizadas análise documental, aplicação de entrevistas e questionários, e realização de um mapeamento da comunicação presente na organização.
“Há estudos que defendem não só que existe uma cultura, mas também a sua importância para o crescimento de uma organização. E para fundamentar e fortalecer o objeto de estudo do trabalho é que se faz necessário revisar as contribuições teóricas de pesquisadores que, além de estudarem a cultura, têm relacionado esse fenômeno à comunicação” destaca a pesquisadora.
A mestranda afirma que analisar a presença da cultura organizacional do IFTO nos dados obtidos pode suscitar mudanças que busquem melhorias, tanto na academia quanto no trabalho dos servidores dos institutos, revendo as ações de modo a melhorar as ferramentas utilizadas para a comunicação, caso necessário, ou tomando outras medidas.
Redes Sociais