Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFT endossa campanha do Setembro Amarelo em todos os câmpus
Início do conteúdo da página
SETEMBRO AMARELO

UFT endossa campanha do Setembro Amarelo em todos os câmpus

Escrito por Poliana Macedo | Publicado: Lunes, 17 Septiembre 2018 13:32 | Última actualización: Miércoles, 19 Septiembre 2018 11:58

Campanha Setembro Amarelo na UFTCampanha Setembro Amarelo na UFT

Em todo o país, é realizada neste mês, a campanha Setembro Amarelo com a adesão de várias cidades e instituições. Na Universidade Federal do Tocantins (UFT), além da gestão, os cursos de graduação vêm desenvolvendo atividades durante todo o ano com palestras, oficinas e atividades relativas ao tema.

Uma das principais iniciativas da UFT foi a criação do Programa de Promoção à Vida e à Saúde Mental (Programa Mais Vida), por meio da Portaria nº 559, de 11 de abril de 2018, que implanta uma política institucional de bem-estar e saúde mental para a comunidade acadêmica. Professor Carlos Rosa durante apresentação do Programa Mais Vida. (Foto: Vinicius Venâncio)Professor Carlos Rosa durante apresentação do Programa Mais Vida. (Foto: Vinicius Venâncio)O programa traz estratégias de prevenção e enfrentamento à saúde mental de estudantes, servidores e terceirizados, com ações que valorizem a qualidade de vida, o bem-estar social e a saúde.

A Comissão Gestora do programa é composta por docentes, técnicos-administrativos e acadêmicos, e suas ações estão alicerçadas nos seguintes eixos: Prevenção universal, Prevenção seletiva, Prevenção indicada e Intervenção preventiva. 

Para o presidente da Comissão que gere o Programa Mais Vida da UFT, professor Carlos Mendes Rosa, o programa é institucional e está no seu início, uma vez que ainda não possui uma estrutura física, a priore, porém, diversas atividades já estão em andamento por meio das pró-reitorias como o UFT em Movimento, ampliação dos  auxílios por meio dos editais mensais do Programa de Atenção à Saúde (PSaúde), além de rodas de conversas, palestras e oficinas. 

Pesquisa

O Comitê Gestor do Programa Mais Vida da UFT, realiza nesse semestre, em todos os câmpus da Universidade, pesquisa sobre a origem do adoecimento mental dos acadêmicos, intitulada de "Caracterização Institucional”. "Estamos na fase caracterização institucional para tentarmos viabilizar mecanismos de prevenção mais adequados, saber quem são essas pessoas e quais as formas de sofrimento que estão acontecendo na Universidade", pontuou Rosa.

De uma maneira mais ampla, em Palmas, pesquisas acadêmicas já foram realizadas e o resultado de uma delas, com artigo já publicado na revista Tempus - Actas de Saúde Coletiva (Brasília), em 2016.  Com o título “Perfil epidemiológico das tentativas de suicídio em Palmas-Tocantins, de 2010 a 2014”, dos autores Daniela Aparecida Araújo Fernandes, Neci Sena Ferreira e José Gerley Diaz Castro, o artigo apresenta um estudo epidemiológico descritivo e quantitativo, utilizando dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).  Na pesquisa, foi identificado que os registros de tentativas de suicídio em Palmas estão acima da média nacional, o que sugere a necessidade de estratégias de promoção/prevenção e intervenção para redução da morbimortalidade.

Estamos aqui!

No Brasil, a campanha Setembro Amarelo é uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, oferece apoio online no site, pelo telefone 188, via Skype ou por e-mail. O atendimento é feito por voluntários treinados. A conversa é anônima e tem sigilo completo.

Na UFT, alunos, docentes e técnicos-administrativos podem entrar em contato com os setores de apoio psicopedagógico em cada câmpus. "As pessoas podem e precisam falar sobre o sofrimento psíquico, e precisamos do auxilio de todos os setores, como os professores, centros acadêmicos, servidores como um todo, para que a comunidade acadêmica possa ter uma melhor qualidade de vida, com a conscientização de criar esses espaços de diálogo dentro de cada câmpus", explicou Rosa.

Confira os contatos no seu câmpus!
Câmpus Quem procurar? Onde? Contatos
Araguaína Serviço Integrado Multiprofissional e Interdisciplinar de Assistência Estudantil (Simae)Sid Alves Bala I, 1º Piso, de segunda a sexta-feira, de 14h. às 20h Telefone: (63) 3416-5656 / 3416-5638 ou e-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Arraias Divisão de Assistência Estudantil (Diest) - Roberta Gama Sala Diest - Câmpus de Arraias Telefone: (63) 3653-3404
 Gurupi Serviço de Apoio Social e Psicopedagógica (SASP) - Romário Barbosa  Bala I Telefone: (63) 3311-1655 ou e-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
 Miracema Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Social (NAPS) -Hareli Garcia  Av. Lourdes Solino, S/N, Setor Universitário  Telefone: (63) 3366-8611
 Palmas Setor de Apoio ao Estudo e a Carreira (APEC)  Sala 28 - Bloco II  Telefone: (63) 3229-4745 ou e-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
 Porto Nacional Serviço Integrado Multiprofissional de Assistência Estudantil (Semae) - Janaina Vilares  Bloco CGE, Sala 10 Telefone: (63) 3363-9419 ou e-mail: Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
 Tocantinópolis Divisão de Estágio e Assistência Estudantil (Diest) - Cristina Fonseca Sala Diest - Prédio Acadêmico - Unidade Centro Telefone: (63) 3471-6025

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página