Primeiro livro produzido no HDT-UFT aborda os acidentes com animais peçonhentos
“Acidentes com animais peçonhentos silvestres e domésticos” é o título do primeiro livro produzido no Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instalada no município de Araguaína (TO). A solenidade de lançamento ocorreu nesta quarta-feira (28), e contou com a presença dos autores, além de autoridades da universidade, imprensa, empregados, estudantes e usuários da unidade hospitalar.
Na ocasião, os organizadores do livro, professores Wagner dos Santos Mariano, Antônio Oliveira dos Santos Júnior e a médica Alexsandra Rossi falaram sobre o processo de elaboração da obra que reúne oito capítulos, escritos por autores do hospital e da universidade, que em seguida receberam uma declaração de participação, seguido de agradecimentos pela contribuição no projeto.
Mariano ressaltou que o livro foi escrito para atender as demandas da comunidade regional em saúde, porém trata-se de um documento bibliográfico muito valioso para a comunidade científica, por disponibilizar informações biológicas, clínicas e epidemiológicas de acidentes que ocorrem com a população em geral todos os dias. “Servirá de balizador para tratamentos, cuidados e conhecimento desses tipos de acontecimentos que são rotineiros tanto aqui no HDT-UFT como em outros centros de saúde brasileiro”, frisou.
O reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato, enfatizou a relevância do tema tratado. “O hospital é referência para a região para esses agravos. Sem dúvidas nenhuma o lançamento deste livro está dentro do alinhamento da gestão de um hospital universitário, uma grande contribuição; tenho certeza que essa publicação é só o início; a primeira de muitas que certamente virão no ensino, na pesquisa e na extensão”, conclui.
O livro
O conteúdo abrange de forma ampla toda a variedade de casos atendidos no HDT-UFT, desde os acidentes com insetos característicos da região até aqueles que ainda são de preocupação nacional, como os acidentes com risco de transmissão da Raiva.
De acordo com o prefácio do livro, a ideia de concepção foi a de primeiramente padronizar e registrar as condutas estabelecidas para um dos principais agravos no pronto-atendimento do HDT-UFT. Em segundo lugar, e não menos importante diante de todo o processo de mudança com o novo perfil universitário, o livro abre uma nova fase para o Ensino e Pesquisa no hospital.
“Queremos que nossos alunos, sejam eles de ensino técnico, graduação ou pós-graduação, encontrem um ambiente fértil, estimulante e provocador de novas ideias. A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), com o apoio de toda a equipe de governança do hospital, busca mecanismos para que consigamos atingir um ciclo virtuoso de crescimento contínuo. Nesse sentido, o livro entra como um dos estímulos para esse processo”, assinaram o superintendente, José Pereira Guimarães Neto e o gerente de GEP, Antônio Oliveira dos Santos Júnior.
Os exemplares não estarão disponíveis para venda nas livrarias, pois o intuito não é obter lucro. Eles serão distribuídos para alunos dos cursos da área da saúde que fazem estágio no HDT-UFT e ficarão disponíveis para consulta na biblioteca da UFT e demais Hospitais Universitários da Rede Ebserh, após envio.
Sobre a Ebserh
Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 39 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Redes Sociais