Curso de Pedagogia promove Seminário sobre autismo na próxima segunda
Na próxima segunda-feira (11), inicia-se o seminário "Síndrome do Espectro Autista: debates em foco", organizado pelo curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas. Com início às 19h e término às 22h, o evento gratuito ocorrerá na sala 03 do Bloco III.
Aberto a toda a comunidade acadêmica, contará com apresentação de três Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC's) de acadêmicas do curso de Pedagogia, que serão apresentados e serão examinados pelos professores. Após a avaliação, será aberto espaço para a intervenção dos demais participantes do seminário, com presença externa da psicóloga e profissional da área, Letícia Bringel.
O seminário tem o objetivo de reunir os trabalhos dentro da importância nos estudos pedagógicos para o atendimento das pessoas com Síndrome do Espectro Autista.
Apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso |
Apresentação | Horário | Acadêmica | Banca de avaliação |
Autismo na Educação Infantil: propostas de intervenções educativas | 19h | Vanderlucia Castro Araújo |
- Letícia de Sousa Bringel Faustino |
'O que fazer com essa criança?’: uma proposta de intervenção pedagógica em uma realidade autista | 20h | Maria Thamyres da Silva Lima |
- Denise de Barros Capuzzo |
Autismo, inclusão e adaptação escolar no ensino regular a partir do método TEACCH | 21h | Tarciely Borges Galvão |
- Venícios Cassiano Linden |
Para o coordenador do evento e professor do curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas, Venicios Cassiano, discussões teóricas e metodológicas como as que ocorrerão no seminário são importantes para melhor atendimento às pessoas com Síndrome do Espectro Autista, "dado que a escola, por via das políticas de Educação Inclusiva e da lógica de educação para todos, advoga, impreterivelmente, para a permanência das pessoas com especificidades em sala de aula regular", pontua o professor.
Segundo Denise Capuzzo, que também coordena o evento e é professora do curso de Pedagogia, há a necessidade de que os professores conheçam os recursos ou métodos do Transtorno do Espectro Autista (TEA) para que, consequentemente, sejam utilizados com alunos portadores do transtorno, instaurando a efetiva inclusão na educação.
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