UFT recebe representantes da Rede de Monitoramento Cidadão
A cidade de Palmas é atualmente uma das cidades brasileiras que sediam a Rede de Monitoramento Cidadão. O objetivo da Rede é monitorar e acompanhar o andamento de temas que possam impactar diretamente na qualidade de vida das pessoas que moram aqui e fortalecer uma cultura de transparência, participação e debates sobre a eficiência na administração pública. Tendo em vista essa informação, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), apoia as pesquisas da entidade desde a sua implantação em Palmas. Nesse sentido, na manhã desta terça-feira, o vice-Reitor no exercício da Reitoria, Luís Eduardo Bovolato, recebeu o coordenador geral do Projeto , Fernando Penedo e demais representantes para uma reunião de agradecimento do apoio da UFT para a Rede de Monitoramento.
De acordo com Fernando Penedo o intuito da Rede é proporcionar a participação do cidadão e incentivar a construção de uma maior transparência na gestão municipal." Monitoramos o poder publico, em relação aos avanços ou não das políticas publicas em direção a sustentabilidade. Fazemos isso por meio dos indicadores técnicos e pelos indicadores de percepção que são coletados junto a população do local por meio de pesquisa e apresentamos tudo isso para a sociedade", explica.
Penedo explica ainda que o papel da universidade nesse projeto é de extrema importância para o monitoramento e a apresentação desses dados. "A universidade é um eixo fundamental de avaliação das políticas públicas. Pois ela pode trazer consigo uma análise crítica dos dados e realizar trabalhos de pesquisa e extensão com eles. Desta maneira, contribuindo com a cidade do futuro que queremos", ressalta.
Penedo agradeceu a participação da instituição na coleta de dados, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, na pessoa do professor Waldecy Rodrigues, coordenador do curso, que participa ativamente da fiscalização das políticas públicas. Waldecy explica que a UFT possui a participação no suporte na gestão da rede e fortalecimento do conhecimento acadêmico e cientifico levantados. "Queremos expandir essa participação para outros cursos, pois sabemos que a rede trabalha com muitos temas como segurança, saúde, mobilidade que podem contemplar outros alunos e professores ", disse.
Na ocasião Luís Eduardo Bovolato relembrou que o apoio da universidade é uma das missões sociais da instituição como fomentadora de conhecimento. "A UFT tem esse compromisso de contribuir com projetos dessa natureza, para que assim possamos extrapolar os muros da instituição com a possibilidade da participação de alunos, técnicos e professores em um projeto de grande envergadura e financiado por um organismo internacional", conta.
Rede de Monitoramento Cidadão
A entidade faz parte do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tem o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA (FSA/CAIXA) e do grupo Baobá – Práticas Sustentáveis que é a agência executora do projeto.
Redes Sociais