Processo de implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários é iniciado no HDT-UFT
O Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), instituição filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) iniciou o processo de implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU) nesta segunda-feira (19), com a visita técnica de cinco profissionais da Diretoria de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI).
Conforme explica o chefe de Serviços de Sistemas Hospitalares, Romeu Eduardo Kreutz, nesta primeira fase ocorre a pré-implantação, no qual é realizado a configuração do sistema nos equipamentos como computadores e impressoras; o cadastramento e o treinamento dos funcionários que serão responsáveis pela instrumentalização do AGHU. “Dos 39 hospitais da Rede, 29 já operam o software; a intenção é de que até o final de setembro seja concluída a implantação nas outras dez unidades hospitalares. No HDT-UFT, a segunda fase está prevista para o dia 14 a 18 de agosto”, informou.
O superintendente José Pereira Guimarães Neto avalia esse momento como de extrema importância para o hospital, tendo em vista a implementação de novas tecnologias na gestão assistencial e administrativa da instituição. “Todo o grupo está ciente de que a inserção desse sistema envolve todos os colaboradores para uma implementação efetiva”, comentou o gestor.
De acordo com a chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde, Milene Damous de Castro, o aplicativo traz inúmeras vantagens, já que permite o avanço no processo de gestão hospitalar definido de acordo com as melhores práticas, com flexibilidade, para serem adaptados à realidade de cada instituição, sempre atendendo às normas do Sistema Único de Saúde (SUS). “O AGHU consolida vários indicadores importantes, garantindo mais autonomia e resolutividade nas instituições, aprimorando processos e qualidade dos serviços. Estamos confiantes no sucesso desta implantação”, concluiu.
Sobre o AGHU
O desenvolvimento do AGHU iniciou em 2009, como parte integrante do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), do Ministério da Educação, destinado à reestruturação e revitalização dos hospitais das universidades federais.
O objetivo do aplicativo é apoiar a padronização das práticas assistenciais e administrativas dos Hospitais Universitários Federais e permitir a criação de indicadores nacionais, o que facilitará a adoção de projetos de melhorias comuns para esses hospitais.
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